Novo Manual de Gestão de Velocidade da OMS atualiza práticas e dados para reduzir mortes no trânsito

A Organização Mundial da Saúde – OMS, a acaba de lançar a segunda edição do Manual de Gestão de Velocidade (em Inglês). Ele inclui novos dados, estudos de caso e orientações para serem tomadas por governos ao redor do mundo para reduzir mortes e lesões de trânsito a partir da redução da velocidade.

“Há décadas que sabemos que a velocidade mata, mas ainda há muito trabalho a fazer para convencer o políticos e a população para os enormes riscos que o excesso de velocidade representa, especialmente nas áreas de elevado número de pedestres, ciclistas e outras pessoas vulneráveis que se deslocam nas ruas”, afirma o Dr. Matts-Ake Belin, líder global da Década das Nações Unidas para Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030 na OMS, no press release enviado pela entidade.

Focado nos países de média e baixa rendas que representam 92% das mortes de trânsito, o estudo foi revisado para refletir as recentes pesquisas e ações de segurança viária, tais como o surgimento das bicicletas elétricas, o uso drogas que não o álcool, a segurança da frota de transporte, a mobilidade urbana, as opções de micromobilidade, a poluição atmosférica e sonora, os transportes públicos e os avanços tecnológicos, e aponta o sucesso na diminuição das mortes e lesão de trânsito de motociclistas com a adoção maciça do uso de capacetes e dos freios ABS em países tropicais.

O lançamento do manual ocorre no momento em que a OMS se prepara para lançar, em 13/12/2023, o Relatório Global da Segurança Viária 2023, que detalhará os números mais atuais das mortes no trânsito, bem como o progresso no avanço de leis, estratégias e políticas para reduzi-las.

O Manual de Gestão de Velocidade faz parte de uma série de manuais coproduzidos pela OMS em conjunto com a Parceria Global para a Segurança Rodoviária (GRSP), a Fundação FIA e o Banco Mundial, com apoio financeiro da Bloomberg Philanthropies.


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

1 comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.