Sindicatos de bombeiros de Los Angeles (EUA) são contra plano de corredores de ônibus e ciclovias que será votado no domingo: “vai nos deixar lentos”

Com StreetsBlog – Sindicatos de bombeiros da cidade de Los Angeles (EUA)  gastaram 100 mil dólares (aproximadamente R$400 mil) em publicidade para convencer a população a votar contra a Medida HLA – Iniciativa Ruas Saudáveis de Los Angeles, (Measure HLA – Health Streets Initiative) informa o StreetsBlog LA.

Chamada de Medida HLA (Measure HLA), é uma proposta de lei da sociedade civil que obriga que a administração da cidade faça melhorias – já previstas anteriormente – a partir de um Plano de Mobilidade a ser executado até 2035, em que 4 mil quilômetros de ruas e avenidas receberiam melhorias para a circulação de ônibus e aumentando ainda a segurança de ciclistas e pedestres. As intervenções seriam realizadas gradualmente durante os serviços de recapeamento das ruas.

Uma das metas a serem atingidas é a da segurança viária. As ruas de Los Angeles mataram 336 pessoas em 2023, 8% mais do que em 2022, um recorde para a série que já existe há mais de 20 anos. Metade dos mortos são pedestres e 23% dos sinistros foram causados por condutores que não prestaram socorro, em inglês, o hit and run.

Reportagem (com legendas em Português) explica as melhorias de segurança viária da Medida HLA

Para combater a medida, que será votada pela população de Los Angeles no domingo, 5 de março 2024, dentro do calendário eleitoral municipal, os representantes dos bombeiros sustentaram, durante uma coletiva de imprensa em 15 de fevereiro, que as melhorias na circulação de ônibus, bicicletas e caminhadas não podem atrapalhar os bombeiros e nem os veículos da polícia, pois os tempos de resposta de emergência são extremamente importantes e podem significar a diferença entre a vida e a morte.

Propaganda das organizações de bombeiros pede que povo vote não ao plano de segurança viária

Joe Linton, do Streetsblog LA, lamenta a posição dos sindicalistas, pois entende que projetos do Plano de Mobilidade, “especialmente os corredores de ônibus” ao contrário do que eles alegam, “vão aumentar o tempo de resposta do serviço de emergência”.

“Tornar as ruas segurança também faz diferença entre a vida e a morte – para todos os usuários – incluindo pedestres, ciclistas e condutores”, destaca.

Uma comunidade automobilística

Bombeiros e os clichês contra o Plano de Mobilidade: “vai nos atrasar”, “será o caos”, “confuso”

Joe Linton continua com o relato sobre o que ouviu durante a coletiva dos sindicalistas, evento que ocorreu em 15 de fevereiro na calçada próximo da Estação 9 do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, na movimentada avenida Skid Row, em 15 de fevereiro.

“Os oradores não economizaram nos clichês e o presidente dos Bombeiros Profissionais da Califórnia, Brian Rice, desprezou repetidamente as bicicletas e o transporte público”.

E exaltou a cultura do automóvel:- “Odeio dizer a vocês, homens e mulheres, que a Califórnia – e Los Angeles em particular – esta é uma comunidade automobilística. Vocês podem não gostar”, declarou Rice, “mas é”. Rice perguntou ironicamente: “Você realmente acha que verá ônibus viajando a mais de 19 quilômetros por hora?”

Disse o sindicalista – “Odeio dizer a vocês, homens e mulheres, que a Califórnia – e Los Angeles em particular – esta é uma comunidade automobilística. Vocês podem não gostar”, declarou Rice, “mas é”. Rice perguntou ironicamente: “Você realmente acha que verá ônibus viajando a mais de 19 quilômetros por hora?”

“E finalizou dizendo que o projeto tem como suporte “um pequeno grupo de elite… Socialistas Democratas”.

Cheia de mentiras

“Já o presidente do Sindicato de Bombeiros da Cidade de Los Angeles – UFLAC, Freddy Escobar, afirmou que a Medida HLA “está cheia de mentiras” e reclamou que recentes melhorias viárias na Rua 7, (, que vem recebendo ciclovias e acalmamento de tráfego, não funcionam.

Melhorias viárias na Rua 7 visam diminuir mortes de pedestres e melhorar circulação de ônibus e ciclistas.

Veja mais em ladotlivablestreets.org)

– “São pistas, canteiros centrais para pedestres e ciclovias todas perigosas. Um caos – e ninguém está usando”, criticou.

“Todos os oradores dos bombeiros reclamaram de não terem sido consultados sobre a Medida HLA. Esta afirmação soa bastante vazia, pois o HLA implementa o Plano de Mobilidade da cidade aprovado em 2015-2016, com o envolvimento do Corpo de Bombeiros de L.A. em muitos aspectos do plano.

“Rice concluiu as suas observações enfatizando questões fiscais, que os Bombeiros não abordam, mas que parecem estar entre as suas principais preocupações: gastar dinheiro para tornar as ruas mais seguras compete com mais recursos destinados ao combate a incêndios.

Estimativa de custo enganosa

“A cidade divulgou uma estimativa de custo enganosa para a implementação da Medida HLA: US$ 250 milhões anualmente (R$ 1 bilhão, aproximadamente). Os proponentes da medida HLA, no entanto, estimam que os custos anuais sejam mais próximos de um décimo da estimativa da cidade (R$ 100 milhões).

Ativistas de Los Angeles contestam estimativas de custo da melhoria viária, valores incluem recape de asfalto

“A estimativa da prefeitura inclui alguns custos não-HLA, incluindo o custo do programa anual de repavimentação de ruas, que já esteve – e continuará a estar – no orçamento municipal, independentemente do HLA. Também aumenta as estimativas de custo por quilômetro de ciclovias e faixas de ônibus, em valores bem acima do que a cidade gasta atualmente.

Rice reclama que o HLA vai “gastar dinheiro que você não tem”,  custos que estariam comptindo com os reajustes nos orçamentos de combate a incêndios.

Que diz: – Temos uma crise de segurança pública nesta cidade e estamos falando de bicicletas, de ciclovias” e não de “cuidar dos meus irmãos e irmãs que colocam a vida em risco todos os dias”. Rice concluiu: “Eu serei o primeiro da fila para conseguir cada centavo que pudermos para restaurar a saúde e a segurança do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.”

Leia a matéria original em https://la.streetsblog.org/2024/02/15/firefighters-oppose-l-a-city-safe-streets-initiative-measure-hla

Foto da abertura: Joe Linton/Streetsblog LA


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

1 comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.