Com votação expressiva, Los Angeles vai ter que implementar o Plano de Mobilidade 2035

Mesmo com uma campanha contra exercida por sindicatos de bombeiros, a população de Los Angeles (EUA) aprovou a Medida HLA, que obriga a prefeitura a cumprir com as melhorias incluídas no Plano de Mobilidade que a cidade aprovou em 2015. A medida visa pressionar a administração a construir mais faixas de ônibus, ciclovias e calçadas acessíveis e largas toda a vez que construir ou fazer manutenções nas vias da cidade.

A iniciativa eleitoral liderada por instituições locais já recebeu 65% dos votos expressos durante a votação que aconteceu em 5 de março, dia em que cidadãos da Califórnia foram às urnas para eleger quem serão candidatos na eleição geral que acontece neste ano. Como a contagem ainda não foi concluída, é possível alguma variação no resultado, já que lá é possível votar pelo correio.

A vitória da medida é muito relevante não apenas em Los Angeles, mas em todo o país, de acordo com Marlon Boarnet, diretor do METRANS Transportation Consortium, que tem sede na Escola de Políticas Públicas Sol Price da Universidade do Sul da Califórnia.

“Isso está sendo observado nacionalmente”, disse Boarnet ao Los Angeles Times. “É um sinal em todo o país de que as pessoas realmente valorizam as ruas onde, sim, podem dirigir, mas também podem caminhar, também podem andar de bicicleta.”

O repórter Christian Hetrick, da Escola Sol Price de Políticas Públicas da USC, em cujo texto eu basei esta notícia, entrevistou Marlon Boarnet para saber como a Medida HLA vai afetar as ruas da cidade. Leia a seguir.

Ruas de Los Angeles deverão receber melhorias para ciclistas, ônibus e pedestres sempre que forem asfaltadas.
(Martin Pu00e9chy em Pexels.com)

Qual é o objetivo da Medição HLA? Que problema ele está tentando resolver?
A medida HLA exige que quando a cidade realizar obras numa rua – reparação, manutenção ou melhorias – tenha de implementar o Plano de Mobilidade 2035 adotado em 2015. Em resumo, o HLA exige que a cidade implemente o seu plano existente, que prevê uma rede de faixas de ônibus, ciclovias e calçadas mais largas. O objetivo não é substituir o carro, mas construir ruas que permitam tanto viagens de carro, quanto outras opções seguras e convenientes que não sejam o carro.

O que a pesquisa METRANS pode nos dizer sobre o HLA e o plano de mobilidade da cidade?
Um ponto interessante é que nós, brevemente, já fizemos algo parecido com o HLA em Los Angeles. No início da pandemia da COVID-19, cidades de todo o mundo criaram programas de ruas calmas, para permitir que as pessoas caminhassem, andassem de bicicleta e jantassem ao ar livre – nas ruas – numa época em que a transmissão da COVID em ambientes fechados era arriscada e ainda pouco compreendida.

Nós da METRANS estudamos esse programa, em trabalho financiado pelo Centro Nacional de Transporte Sustentável. Da primavera ao outono de 2020, Los Angeles implementou 80 quilômetros dessas ruas lentas. Examinamos o efeito desta rápida e lenta implementação nas ruas nas viagens partilhadas de scooters eléctricas em quatro cidades, como um marcador para informar como grandes redes de infraestruturas viárias que apoiam caminhadas e ciclismo podem encorajar viagens sem automóvel.

Descobrimos que as viagens de scooter aumentaram 54,78% nas ruas calmas da COVID em Oakland; 22,16% em Los Angeles; 74,5% em São Francisco e 10,77% em Portland. E

mbora só tivéssemos dados sobre viagens partilhadas de scooters eléctricas no nosso estudo, a investigação dá uma forte indicação de que a construção de ruas que sejam convidativas para caminhantes, ciclistas e outros conduzirá a um aumento nas viagens sem automóvel.

Quando os angelenos vão ver tais projetos em suas comunidades?
Aprovar o HLA é emocionante, mas a mudança leva tempo. A medida exigirá que, quando for feita a manutenção normal das ruas, a cidade elabore seu plano 2035. O que isso significa é que, da próxima vez que sua rua for re-pavimentada ou que obras de serviços públicos forem feitas, um programa de ciclovias ou faixas de ônibus poderá ser seguido. Isto não acontecerá em todos os lugares, mas em corredores-chave que estão preparados para viagens de ônibus, bicicletas e caminhadas.

Link original – https://priceschool.usc.edu/news/measure-hla-promises-to-change-the-way-angelenos-get-around


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