Internacional

Reino Unido investe 50 milhões de libras para ensinar todas as crianças em idade escolar a pedalar com segurança nas ruas

Bikeability vai treinar mais 400 mil crianças em 2020. Na foto, instrutor na cidade de Islington mostra técnicas de sinalização viária

O Governo do Reino Unido anunciou em 7 de fevereiro que vai oferecer neste ano mais 400 mil vagas adicionais de capacitação essencial em segurança para uso de bicicletas nas ruas e avenidas para crianças em idade escolar nas do país. Para isso, serão investidos mais 50 milhões de libras esterlinas – quase R$ 290 milhões no Bikeability, um programa criado em 2007 para estimular e aumentar a conscientização das crianças sobre formas seguras de deslocamento pelas ruas, incentivar viagens ativas e criar empatia de futuros motoristas por usuários por pedestres e ciclistas.

“Estender o Bikeability vai inspirar a próxima geração a ter mais confiança e proficiência para pedalar nas ruas e assumir um importante papel para ajudar o país a cumprir com as metas de zerar a emissão de poluentes”, anunciou o ministro do ciclismo e da caminhada da Inglaterra Chris Heaton-Harris. Segundo o comunicado, mais de 80% das crianças britânicas entre 8 e 10 anos de idade possuem uma bicicleta.

O investimento é parte da Estratégia de Investimento em Ciclismo e Caminhada (CWIS, em Inglês). Um plano de longo prazo lançado em 2015 pelo Departamento dos Transportes que elenca estratégias consecutivas de cinco anos com metas de aumentar o número de pessoas usando a bicicleta ou a caminhada para locomoção nas cidades do país até 2040. O plano é operacionalizado a partir de parcerias com cidades, terceiro setor e outras organizações.

O principio da CWIS é que todos os habitantes tenham, como norma, o desejo de pedalar ou caminhar para realizar viagens curtas ou como parte de uma jornada mais longa em locais projetados para facilitar a locomoção de pessoas a pé ou de bicicleta. Para isso, existem diversas ações, como a criação e melhoria na infraestrutura, linhas de crédito para a compra de bicicletas para uso na administração de cidades e a formação continuada para crianças.

Na semana passada, o CWIS enviou o primeiro relatório de resultados para o parlamento inglês. O Bikeability treinou 1,171 milhão de crianças de 2016 a 2019 com investimento de 37,5 milhões de libras. A expectativa, no entanto era ter gasto mais. A meta era injetar 63 milhões de libras.

O investimento no Bikeability é parte dos 2,4, bilhões de libras (mais de R$ 13 bilhões) para estimulo ao transporte ativo por meio de programas como o Big Bike Revival (conserto de bicicletas), Cycling to Work Scheme (bicicleta para ir trabalhar), Walk to School Outreach (para fazer 55% das crianças caminharem para a escola até 2020), Plus Bike e Cycle Rail (facilitar a intermodalidade com trens) e mais uma dezena de iniciativas.

O plano do governo no entanto, não é unanimidade. Ruth Cadburry, co-presidente do grupo suprapartidário de incentivo à caminhada e ciclismo do parlamento britânico, comentou o resultado da iniciativa em artigo no jornal The Guardian. Ela reconheceu que os níveis de caminhada e ciclismo obtiveram crescimento nos últimos três anos, mas pontuou que o valor de financiamento atual só permite alcançar 40% das ambições em aumentar as viagens ativas.

“Se é sério o cumprimento das metas, o governo precisa alocar e gastar pelo menos outros 3,6 bilhões de libras em ciclismo e caminhada nos próximos anos. O partido Conservador prometeu um fundo para a infraestrutura de ciclismo no valor de 350 milhões de libras em um manifesto cujos detalhes são aguardados com grande expectativa. Isso será um começo, mas é necessário muito mais investimento”, criticou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: