Reino Unido investe 50 milhões de libras para ensinar todas as crianças em idade escolar a pedalar com segurança nas ruas

O Governo do Reino Unido anunciou em 7 de fevereiro que vai oferecer neste ano mais 400 mil vagas adicionais de capacitação essencial em segurança para uso de bicicletas nas ruas e avenidas para crianças em idade escolar nas do país. Para isso, serão investidos mais 50 milhões de libras esterlinas – quase R$ 290 milhões no Bikeability, um programa criado em 2007 para estimular e aumentar a conscientização das crianças sobre formas seguras de deslocamento pelas ruas, incentivar viagens ativas e criar empatia de futuros motoristas por usuários por pedestres e ciclistas.

“Estender o Bikeability vai inspirar a próxima geração a ter mais confiança e proficiência para pedalar nas ruas e assumir um importante papel para ajudar o país a cumprir com as metas de zerar a emissão de poluentes”, anunciou o ministro do ciclismo e da caminhada da Inglaterra Chris Heaton-Harris. Segundo o comunicado, mais de 80% das crianças britânicas entre 8 e 10 anos de idade possuem uma bicicleta.

O investimento é parte da Estratégia de Investimento em Ciclismo e Caminhada (CWIS, em Inglês). Um plano de longo prazo lançado em 2015 pelo Departamento dos Transportes que elenca estratégias consecutivas de cinco anos com metas de aumentar o número de pessoas usando a bicicleta ou a caminhada para locomoção nas cidades do país até 2040. O plano é operacionalizado a partir de parcerias com cidades, terceiro setor e outras organizações.

O principio da CWIS é que todos os habitantes tenham, como norma, o desejo de pedalar ou caminhar para realizar viagens curtas ou como parte de uma jornada mais longa em locais projetados para facilitar a locomoção de pessoas a pé ou de bicicleta. Para isso, existem diversas ações, como a criação e melhoria na infraestrutura, linhas de crédito para a compra de bicicletas para uso na administração de cidades e a formação continuada para crianças.

Na semana passada, o CWIS enviou o primeiro relatório de resultados para o parlamento inglês. O Bikeability treinou 1,171 milhão de crianças de 2016 a 2019 com investimento de 37,5 milhões de libras. A expectativa, no entanto era ter gasto mais. A meta era injetar 63 milhões de libras.

O investimento no Bikeability é parte dos 2,4, bilhões de libras (mais de R$ 13 bilhões) para estimulo ao transporte ativo por meio de programas como o Big Bike Revival (conserto de bicicletas), Cycling to Work Scheme (bicicleta para ir trabalhar), Walk to School Outreach (para fazer 55% das crianças caminharem para a escola até 2020), Plus Bike e Cycle Rail (facilitar a intermodalidade com trens) e mais uma dezena de iniciativas.

O plano do governo no entanto, não é unanimidade. Ruth Cadburry, co-presidente do grupo suprapartidário de incentivo à caminhada e ciclismo do parlamento britânico, comentou o resultado da iniciativa em artigo no jornal The Guardian. Ela reconheceu que os níveis de caminhada e ciclismo obtiveram crescimento nos últimos três anos, mas pontuou que o valor de financiamento atual só permite alcançar 40% das ambições em aumentar as viagens ativas.

“Se é sério o cumprimento das metas, o governo precisa alocar e gastar pelo menos outros 3,6 bilhões de libras em ciclismo e caminhada nos próximos anos. O partido Conservador prometeu um fundo para a infraestrutura de ciclismo no valor de 350 milhões de libras em um manifesto cujos detalhes são aguardados com grande expectativa. Isso será um começo, mas é necessário muito mais investimento”, criticou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.