Infraestrutura Legislação

Prefeitura paulistana investe R$ 325 milhões em ciclovias e ciclofaixas onde não cabem triciclos

Ciclofaixa unidirecional no Jaguaré reformada no ano passado tem 1,1 metro de largura. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito recomenda 1,5 metro.

Bruno Covas é do PSDB e os secretários dele anunciaram no final do ano passado um Plano Cicloviário que vai acrescentar 173 quilômetros de ciclovias à capital paulista. O plano também prevê reformar 310 quilômetros existentes, o que já está em curso. O custo disso tudo será de R$ 325 milhões. A cidade deve chegar ao fim de 2020 com 676 quilômetros de vias segregadas para ciclistas.

Caio Ribeiro é vereador da cidade e também do PSDB. Ele criou com a ajuda de especialistas em logística e educação para negócios da bicicleta o projeto de lei 31/2019 que estipula a política de ciclo logística da Capital. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e para sair do papel precisa da sanção do prefeito.

Se colocado em prática, a nova lei pode estimular a entrega de cargas com bicicletas e triciclos pela cidade e ainda criar empregos, diminuir congestionamentos e reduzir a poluição causada pelos transportes que usam o óleo diesel, uma das maiores pragas da atmosfera.

Covas e Miranda, do mesmo partido, talvez não estejam conversando. O plano cicloviário não prevê nas reformas ou nas novas ciclovias a adoção da largura mínima para a circulação de triciclos. A Lei de Caio Miranda, sim.

O descompasso do executivo e do legislativo foi alertado pela jornalista Renata Falzoni durante a apresentação do Plano Cicloviário para a imprensa. Edson Caram, secretário de mobilidade não soube responder e passou a bola para a representante da CET, Elisabeth França.

Pega desprevenida com a pergunta, foi evasiva e não conseguiu dar uma resposta convivente. Tem que ver, cada uma é uma questão“. Um triciclo precisa de no mínimo 1,50 de largura na via para poder trafegar com segurança.

O artigo 3º da nova lei é explícito: Parágrafo 1º – As novas estruturas cicloviárias deverão ser projetadas a fim de comportar a circulação de bicicletas e triciclos cargueiros, priorizando áreas onde há intensa atividade comercial e de serviços. Parágrafo 2º – Para comportar a circulação de bicicletas e triciclos de carga, as estruturas cicloviárias deverão apresentar largura mínima de 1,5m (unidirecional).

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran recomenda largura de 1,50 metro para ciclovias de mãos únicas, de modo que nenhuma cidade pode alegar desconhecimento no planejamento e execução das obras cicloviárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: