Internacional

Foram sete anos de luta para Amsterdã vetar scooters em ciclovia

Quem for pego na maior parte das ciclovias da cidade a partir de 8 de abril usando ciclomotor vai pagar multa de 95 Euros
O designer Simon Floter comemorou no Twitter: Finalmente!
a partir de 8 de abril as scooters serão banidas de quase toda as ciclovias de Amsterdã.

Após sete anos de luta a cidade de Amsterdã conseguiu aprovar lei que veta o uso de ciclovias por scooters. O conselho da cidade confirmou que os aproximadamente 35 mil ciclomotores ficarão restritos às ruas e avenidas a partir de 8 de abril.

Quem desrespeitar a lei tomará multa de 95 euros. A medida se aplica às ciclovias dentro do anel viário A10. Pretende-se reduzir o número de acidentes, que ultrapassam os 260 por ano.

Na cidade há dois tipos de ciclomotores: os regulares exibem uma placa amarela. Exigem que os pilotos usem capacete e estão limitados a velocidades de 45 quilômetros por hora. Eles foram banidos de ciclovias em 1999.

Já os ciclomotores leves com velocidade máxima de 25 quilômetros por hora possuem placas azuis e não exigiam capacetes. Eram permitidos compartilhar ciclovias com as bicicletas.

No entanto, outra lei teve que ser aprovada para exigir o uso do capacete mesmo para quem dirige esse tipo de veículo.

Uma grande campanha de conscientização será lançada pela administração municipal para educar a população sobre as novas regras de trânsito. Está prevista ainda uma campanha junto as escolas.

A Holanda era o único país onde os capacetes não são obrigatórios para pilotar ciclomotores com velocidade limite de 25 quilômetros por hora. Os médicos alertaram para o aumento da frequência de mortes e incapacitações desse tipo de condutor em face de lesões graves no crânio. 

Um dado foi crucial para o banimento dos scooters leves. Uma pesquisa feita pelos ativistas da cidade revelou que 87% desses usuários de scooters leves dirigiam mais rápido que o limite de velocidade.

Uma lei nacional aprovada pelo governo holandês no ano passado dá aos conselhos metropolitanos o poder de impor tais restrições, mas Amsterdã é a única cidade a fazê-lo.

Outra pesquisa, de 2015, revelou que 56% dos residentes holandeses em quatro cidades – Amsterdã, Roterdã, Utrecht e Haia – acharam as lambretas irritantes. Mesmo assim, apenas a capital se empenhou para retirá-los das ciclovias, apesar de uma lei nacional facilitar aos município a adoção dessas medidas.

A Holanda tem população de 17 milhões de habitantes e 23 milhões de bicicletas. Em Amsterdã, quase metade de todas as viagens são feitas de bicicleta.

Em 2017, a cidade também foi obrigada a banir das ciclovias as Beer Bikes, devido ao número de reclamações sobre turistas bêbados.

Imaginem uma dessas andando pela ciclovia da Faria Lima!

Fontes:

https://www.telegraph.co.uk/travel/destinations/europe/netherlands/amsterdam/articles/scooters-banned-bike-lanes-amsterdam/

https://www.at5.nl/artikelen/189481/Meerderheid%20Tweede%20Kamer%20voor%20helmplicht%20snorfietsen

https://www.iamexpat.nl/expat-info/dutch-expat-news/scooters-definitely-cycle-path-amsterdam-next-year



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: