bicicletas elétricas Internacional Saúde

Pesquisa indica que elétricas podem ser tão benéficas para saúde mental de idosos quanto as bicicletas padrão

Andar de bicicleta faz bem para a saúde mental e a ajuda extra de um motor pode encorajar ciclistas inativos acima de 50 anos, ou aqueles que nunca pedalaram, a se beneficiar desses efeitos

O Cycle Boom, grupo de pesquisa britânico que estuda o bem-estar do idoso a partir do uso de bicicleta, constatou que o uso de bicicletas elétricas estimulam a cognição cerebral em pessoas com mais de 50 anos na mesma medida que ciclistas dessa faixa etária em bicicletas normais.

Formado por pesquisadoras de quatro universidades inglesas – Brooks Oxford, Cardiff, Reading e UWA – o Cycle Boom usa a ciência para gerar dados que influenciem os formuladores de políticas públicas e profissionais sobre como o meio ambiente e as tecnologias poderiam ser projetados para ajudar as pessoas a continuarem a pedalar na velhice ou a se reconectarem ao ciclismo.

O artigo,“O efeito do ciclismo na função cognitiva e bem-estar em adultos mais velhos“, revela o estudo com 100 participantes entre as idades de 50-83 anos, dos quais 26 não-ciclistas, 38 que eram ciclistas convencionais e 38 que usam uma e-bike. O Cycle Boom, no entanto, alerta que o estudo usou apenas uma pequena amostra e que, por ser um ensaio inicial sobre o assunto, outras pesquisas devem ser feitas para que seja confiável.

Durante oito semanas tais ciclistas tiveram que andar de bicicleta pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos. A função cognitiva e o bem-estar foram medidos antes e depois. Os pesquisadores afirmam que esse estudo realizado pelo Cycle Boom é um dos primeiros a investigar os efeitos de ciclismo na cognição em idosos fora de um laboratório.

Um resultado que chamou a atenção foi a descoberta que aqueles que usavam as e-bikes tiveram uma melhoria ainda maior na função cerebral e no bem-estar mental do que as pessoas que usaram bicicletas convencionais.

Os pesquisadores sugerem que os benefícios adicionais que as bicicletas elétricas proporcionam aos usuários mais velhos têm um efeito além daquele gerado pelo aumento da atividade física. O modelo de bicicletas elétricas usado na pesquisa é o de pedal assistido, quando o motor é acionado quando a pessoa gira o pedal. Do total de tempo gasto em cima da bicicleta, 28% foi gasto em modo econômico e 15% com o motor desligado.

O professor Carien Van Reekum, professor de psicologia na Universidade de Reading, explicou que a pesquisa partiu da premissa de que o estímulo cognitivo seria maior em quem usasse a bicicleta tradicional devido aos efeitos do aumento da atividade cardiovascular. Mas, agora, o estudo derrubou a ideia.

“O fato de o grupo (em bicicletas elétricas) conseguir sair de bicicleta, mesmo sem muito esforço físico, provavelmente fará com que se sintam mentalmente melhores. Se a ajuda extra de um motor elétrico encoraja mais pessoas a pedalar, os efeitos positivos podem ser compartilhados por uma faixa etária mais ampla e com pessoas menos confiantes em uma bicicleta”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: