A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana é órgão colegiado da Secretaria de Urbanismo da Capital formada por representantes do executivo e da sociedade civil que analisam casos de anúncios e de interferência na paisagem urbana. Na prática, verifica a adequação da Lei da Cidade Limpa, que rege a publicidade em vias públicas na cidade.
Na pauta da reunião ordinária de 17 de dezembro será analisado um processo referente à comunicação visual de bicicletas e estações compartilhadas.
Na reunião devem surgir os nomes que comporão uma subcomissão temporária aprovada na reunião de novembro “para aprofundamento dos estudos sobre o assunto em referência”. Vai sair daí as possibilidades (ou não) que as empresas que emprestam bicicletas terão para veicular propaganda delas ou de terceiros.
A subcomissão é formada por 16 titulares, metade do executivo, metade de representantes da sociedade civil, entre elas Associação Comercial, Viva Pacaembu e Fecomércio.
O uso das estações e bicicletas compartilhadas para veicular propaganda é comum no Canadá, Estados Unidos e China. Em São Paulo, é um filão desejado por agências e operadores de publicidade, que têm dificuldade em fazer campanhas externas devido às restrições impostas pela legislação municipal.