É a sua fotinha empoderada impactando a conferência de segurança viária da ONU

A Reunião de Alto Nível sobre Segurança Viária que acontecerá a partir de 30 de junho de 2022 na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York vai ser impactada pela campanha #exigindonossoespaço (#claimingourspace) promovida pela Coalizão Global da Juventude, uma iniciativa da YOURS – Youth for Road Safety.

A Organização Mundial da Saúde estima que 1,35 milhão de pessoas morrem todos os anos devido a sinistros viários e os jovens de 15 a 29 anos respondem por 300 mil, ou 22% do total.

Brasil: + de 40 mil mortos no trânsito segundo OMS: Fonte Death on the Roads

A campanha utilizará arte e criatividade para capturar as demandas da juventude em relação à segurança viária e vai se transformar em uma exposição artística para gerar engajamento das autoridades do evento que terá representantes de todas nações.

São seis países participantes da campanha. Brasil, Argentina, Índia, Jordânia, Nigéria e África do Sul. Aqui no país, atuam como apoiadoras a Fundação Thiago Gonzaga, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e a SOS Aldeias Infantis.

Câmera ao nível do chão para mostrar você empoderada

Para poder influenciar no debate, jovens devem enviar uma foto e sugestões sobre como acabar com mortes no trânsito até 15 de abril, pelo site Claiming our Space. As melhores poses são aquelas em que a pessoa é enquadrada pela máquina colocada ao nível do chão de maneira a gerar sensação de empoderamento.

A União de Ciclistas do Brasil é uma das organizações brasileiras envolvidas no tema

O material vai fazer parte de uma obra coletiva de arte e dança que será exibida durante a conferência. Com curadoria da Creative2030 a construção artística coletiva servirá para chamar a atenção das autoridades mundiais que participam do evento para a necessidade da presença de jovens na tomada de decisão por políticas que estimulem a Visão Zero, ou seja, que não haja a morte de ninguém por andar ou pedalar nas ruas e avenidas.

Salve Samuca é um dos jovens artistas que vão apresentar criações para impactar as decis]ões sobre segurança viária na ONU

A arte coletiva vai se gerada por artistas e influenciadores de cada pais, que usarão como inspiração as fotos e as sugestões enviadas pelos jovens. São elas: Mauricio Leguizamón (cineasta – Argentina), Salve Samuca (dançarino – Brasil), Shweta Bhattad (performer – Índia), Noor Alawad (artista visual – Jordânia), Chidiebere Ibe (ilustrador – Nigéria), Ayanda Makayi (ator – África do Sul), Honeybellann Ndubuisi (cantora – Nigéria), entre outros.

RV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.