A Abraciclo se reuniu nesta semana com o secretário de Mobilidade de São Paulo, Levi Oliveira. O encontro apareceu na agenda do secretário. O vice-presidente do setor de bicicletas, Cyro Gazola, esteve com outros executivos da associação para discutir propostas de incentivo ao uso de bicicleta.
Primeiro encontro
A reunião é um alento para quem pedala. Desde que assumiu o posto em 1º de janeiro deste ano, foi o primeiro encontro do novo secretário de Mobilidade e Transportes da Capital com algum representante do setor de bicicletas. Na agenda de janeiro de Levi, houve reuniões com funcionários da CET e da SMT para falar sobre Bike Box (aquele espaço para ciclistas e motociclistas nas ruas à frente dos carros nos faróis) e discutir o Plano Cicloviário com o chefe de gabinete do prefeito, Vitor Sampaio.
Levi Oliveira ainda não se apresentou para ciclistas integrantes da Câmara Temática da Bicicleta. A primeira videoconferência do ano foi tocada pela assessoria técnica da CET. Levi Oliveira, no entanto, participou das reuniões das câmaras temáticas do transporte escolar, da mobilidade a pé e das motocicletas.
Bikes sem freios
Por falar em Abraciclo, a associação que reúne as indústrias que produzem bikes em Manaus divulgou a produção de 2020. Foram 675 mil bicicletas produzidas, queda de 27,7%em relação a 2019, que teve 919,9 mil bicicletas produzidas. Os motivos: além das interrupções nas fábricas por causa da pandemia os fornecedores globais, sobretudo os chineses, não dão conta da demanda. Atualmente, faltam sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins. Espera-se que a produção normalize-se no segundo semestre.
Agora vai?
Em relação ao Plano Cicloviário, entrou na pauta da 21ª sessão de julgamento do Tribunal de Contas do Município de São Paulo o acompanhamento do processo que suspendeu o primeiro edital de construção de ciclovias feito pela primeira gestão de Bruno Covas. A licitação foi interrompida pelo TCM em setembro do ano passado por apresentar irregularidades. Com valor de 11,9 milhões, o edital contrataria as empresas que construirão novas ciclovias na Capital, sobretudo em pontes e na Radial Leste.
A sessão de julgamento do TCM contempla encontros virtuais dos conselheiros por 15 dias corridos e começa no dia dois de fevereiro. Quem tiver interesse pode acompanhar as reuniões na página do TCM.
Crédito da Foto de abertura: Rogério Viduedo – Ciclofaixa em implantação na avenida Vicente Azevedo no Parque Continental, zona oeste de São Paulo