bicicletas elétricas

Conheça Motherload, o documentário que mostra como as bicicletas cargueiras podem transformar a vida das famílias

A editora de filmes da cidade de Fairfax (estado de Virgínia -EUA), Liz Canning, era ciclista fervorosa na juventude mas abandonou as pedaladas após o nascimento das crianças gêmeas em 2008. Sem nunca ter sido motorista, sentia-se solitária e estressada, pois além de estar contribuindo para a poluição do planeta, perdeu a atividade que mais a fazia sentir-se livre e viva.

Sentindo-se presa por sua dependência de carros e combustíveis fósseis, Canning olhou para as bicicletas da família e descobriu ali a solução: bicicletas cargueiras. Encomendou um modelo numa loja de Portland em 2011 e sua vida mudou. Passou a usar a bike cargueira para realizar todas as tarefas inclusive levar as crianças para a escola e descobriu que podia ir mais além. “A locomoção passou a ser divertida”.

Após se juntar a um movimento global que estimula a troca de carros por bikes, convidou mais de 1000 pessoas conhecidas a responder se aquilo que consideravam conforto estava correto e se trocassem os carros por bicicletas não as deixaria mais felizes.

Com as respostas e o compartilhamento de experiências, Canning resolveu filmar um documentário com esse tema. Começou a reunir imagens de pessoas de todo o mundo que usam bicicletas de carga em suas vidas.

Trailer do Motherload no Vimeo

Depois de vários anos, (o filme começou com outro nome, Less Car More Go, e chegou a ser matéria da Globo News em 2013) o Motherload foi lançado em abril passado. Já está programado para exibição em vários festivais de cinema ainda este ano. Qualquer pessoa pode hospedar uma exibição comprando um pacote de exibição da comunidade.

O filme apresenta ao público personagens como o casal Brent Patterson e Stacy Bisker, de Buffalo, Nova York. Eles lutavam para pagar empréstimos estudantis e contas médicas e resolveram trocar o carro por uma bicicleta de carga para economizar dinheiro. O casal ficou surpreso com a alegria que passaram a sentir ao realizar tarefas diárias.

Outra figura do filme é Emily Finch, que transporta diariamente os seis filhos na bicicleta e que se tornou uma celebridade na cidade, para o bem ou para o mal, já que. O filme mostra diversas reações de pessoas que condenam a troca de carros por bicicletas.

O Motherload não deixa de abordar o papel que as bicicletas historicamente desempenharam como ferramentas para a revolução social. Elas empoderam os pobres há mais de cem anos e foram usadas como ferramentas para interagir e protestar durante movimentos como o sufrágio feminino- do início do século XX.

Hoje, as bicicletas continuam a oferecer uma maneira de se desconectar da tensão financeira dos automóveis e permitir uma mudança cultural para longe da poluição e seus efeitos nas mudanças climáticas.

“A principal coisa que me inspirou a fazer esse filme e fazer o que fiz foi que, uma vez que as pessoas experimentam esse estilo de vida, ficam impressionadas com o que ele faz pela vida”, diz Canning. “O que eles descobrem na comunidade, o que descobrem sobre a necessidade de mover o corpo, sentir o vento nos cabelos e o sol no rosto – é realmente transformador.”

Texto baseado no artigo de Charlie Swanson no Pacific Sun e no material de divulgação do Motherload.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: