Infraestrutura

Ciclofaixa da Cândido Motta Filho na zona oeste será requalificada pela CET

A ciclofaixa da avenida Doutor Cândido Motta Filho está localizada na Cidade São Francisco, bairro novo rico encravado entre o Rio Pequeno, o Jaguaré e Osasco. Corria o risco de ser eliminada da malha cicloviária devido à grita de comerciantes e moradores de um condomínio e não constava da lista divulgada pela CET no final do ano passado com todas as vias programadas para a manutenção.

A ciclofaixa de 1.371 metros inicia na Corifeu de Azevedo Marques de forma bi-direcional |(mão e contramão no lado esquerdo da avenida) em um trecho de 500 metros. Depois, transforma-se em ciclovia unidirecional, com segregação junto ao canteiro central. Ela termina na avenida Martin Luther King, na divisa com Osasco.

Trecho bidirecional da ciclofaixa Cândido Motta Filho – Foto R.Viduedo

Essa primeira parte da ciclovia, que corre junto ao muro de um condomínio, era usada principalmente para estacionamento de carros do comércio que fica do outro lado da rua. Insatisfeitos, comerciantes correram um abaixo assinado direcionado à subprefeitura do Butantã explicando que a ciclovia prejudicava o acesso de clientes. Um dos comerciantes me disse que por serem “bem relacionados” com a prefeitura, conseguiriam eliminar a ciclovia.

Por meio do serviço SP156, site da prefeitura da São Para para pedidos e reclamações sobre serviços, registramos uma ocorrência solicitando reforma da ciclofaixa devido à perda de tachões, desaparecimento da pintura de solo e imperfeições do solo devido a ação de raízes das árvores do canteiro central.

A falta de sinalização está colocando em risco a vida de ciclistas, principalmente no trecho bidirecional onde ocorre a transição para a parte unidirecional. Alí, quem transita no sentido bairro precisa cruzar a avenida na contra-mão para chegar a outra estrutura. Outro ponto de atenção é no cruzamento com a rua Renato Egídio de Souza Aranha, é comum veículos que vem no sentido oposto invadir a ciclovia e colocar em risco a vida de ciclistas que sobem na direção contrária.

Na transição para a o canteiro central a falta de sinalização põe em risco a segurança de ciclistas devido à invasão da ciclofaixa por automotores

O pedido para a prefeitura foi feito em fevereiro deste ano. Em resposta, o SP156 informou que havia outro pedido semelhante e estava encaminhando ambos para a CET. Depois de meses sem resposta, entramos com um pedido no E-sic, amparados pela Lei de Acesso a Informação para sabermos o que estava acontecendo.

Em resposta enviada em 17 de julho, o chefe de gabinete da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, Edenir Simões, informou  que a ciclofaixa “será incluída no programa de requalificação, e elaborado projeto de manutenção na sinalização, e seguirá os trâmites para sua implantação”.

Veja a resposta enviada

Resposta: Prezado Senhor, Em atenção ao solicitado, informa a Diretoria Adjunta de Planejamento e Projetos, desta Companhia, que: A Avenida Candido Motta Filho, pertencente a região da Subprefeitura do Butantã, possui infraestrutura cicloviária denominada de Ciclofaixa Cândido Motta Filho, com um total de 1371 metros de extensão, com a seguinte composição:  Trecho 1: Ciclofaixa Bidirecional no bordo direito da via sentido Bairro/centro – 500 metros (entre Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Rua Pierina Peruzzo);  Trecho 2: Ciclofaixa unidirecional em ambos os lados do canteiro central – 871 metros (entre Rua Pierina e Avenida Martin Luther King) Informa ainda, que a Prefeitura da Cidade de São Paulo, apresentou a revisão programática dos compromissos para o biênio 2019-2020, tendo como base a avaliação criteriosa das ações realizadas considerando o Programa de Metas 2017-2020, bem como dos principais problemas enfrentados pela cidade. Esclarece que a Ciclofaixa Cândido Motta Filho, será incluída no programa de requalificação, e elaborado projeto de manutenção na sinalização, e seguirá os trâmites para sua implantação. Atenciosamente, EDENIR SIMÕES Chefe de Gabinete

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: