Bicicleta e o Covid-19

Recorde na ciclovia da Vergueiro: contador registra 105 mil viagens em julho, alta de 80%

O contador de ciclistas localizado na ciclovia da Rua Vergueiro próximo à estação Paraíso do Metrô registrou recorde de utilização por ciclistas no mês julho. De acordo com dados extraídos do site Eco-Count, foram 105. 593 viagens contabilizadas pelo equipamento, sendo 49.189 no sentido centro e 55.824 no sentido bairro. É a primeira vez que são registradas mais de 100 mil viagens no local desde janeiro de 2016.

Evolução mensal do total de viagens na ciclovia Rua Vergueiro – Fonte Eco-Counter/CET

Em comparação com julho de 2019, houve um aumento de 80% no número total de viagens e, desde março deste ano, o crescimento foi de 43%. É um avanço médio mensal de 10% desde que foi decretado o estado de calamidade da cidade de São Paulo, em 23 de março. Já no acumulado do primeiro semestre, a alta é de 33% em relação ao mesmo período de 2019. A ciclovia da Vergueiro Liga o centro da Cidade à região da Vila Mariana e conecta-se à ciclovia da avenida Paulista.

Economia e mudança de hábitos

O técnico em enfermagem Bruno Leonardo começou a pedalar pela ciclovia em maio de 2020 para “perder uns quilos e economizar com transporte público”. Ele circula diariamente pelas ciclovias da Vergueiro, Paulista, Consolação e Avenida São João, se deslocando para fazer atendimentos em pacientes residenciais ou dar expediente no hospital em que trabalha.

Bruno Leonardo, técnico de enfermagem: bicicleta para economizar e perder quilos – Rogério Viduedo 4/08/2020

“Eu faço de três a cinco atendimentos domiciliares por dia, além de ir ao hospital. Para cada deslocamento, pagava uma passagem de R$4,40 . Agora, só pago uma mensalidade de R$ 20,00 e já emagreci quatro quilos”, revela.

Voltando do passeio matinal que faz quase todos os dias pela ciclovia desde que ela, o marido e um dos dois filhos foram curadas da Covid-19 logo no início da pandemia, a corretora imobiliária Carina Cardoso Rodrigues relata que encontrou no uso da bicicleta uma forma de mudar hábitos e ter uma vida saudável. “Passei a usar mais a bicicleta e menos o automóvel para percursos curtos. Minha disposição agora é outra”, revela.

Carina Andrade, corretora de imóveis: bicicleta para mudança de hábitos – Rogério Viduedo 4/08/2020

Vendas em alta, produtos em falta

Não é só o número de ciclistas na ciclovia que aumento devido à pandemia. A procura por bicicletas inteiras e serviços de manutenção também dispararam. Segundo dados da Aliança Bike, uma associação que reúne alguns varejistas e distribuidores de bicicletas e acessórias as vendas de bikes inteiras cresceu 118% no Brasil entre 15 de junho e 15 de julho, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Está faltando bicicleta no mercado”, diz Wesley de Andrade, que gerencia a Indy Bikes na Rua Cubatão, localizada a 200 metros da ciclovia da Vergueiro. Enquanto atende um casal que compra uma bicicleta infantil para o filho, ele diz que a fila de espera por uma nova bicicleta na loja chega a 30 pessoas. Segundo ele, muita gente tem comprado bicicleta para não contrair o coronavírus no transporte público, mas uma boa parte está preocupada com o bolso “Quase 40% dos meus clientes estão desempregados e viram na bicicleta uma forma de diminuir custo com transporte”, estima.

Instalado no entroncamento com a avenida Bernardino de Campos e Domingos de Morais, o contador da ciclovia da Rua Vergueiro foi inaugurado em 17 de janeiro de 2016 em uma parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego e a Eco-Counter, empresa francesa especializada em aferição de tráfego de bicicletas e pedestres. O recorde diário de viagens naquele local ocorreu no domingo 12 de julho, totalizando 6492 passagens.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: