Roger Rudick – do StreetsBlog USA
Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, os carros particulares serão banidos da rua do Mercado em San Francisco, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A Market Street é a principal rua da cidade e a prefeitura coloca em prática o Better Market Street, que visa redesenhá-la para segurança de pedestres e incentivo da uso de transporte público ou ativo.
Ativistas de ruas seguras estão felizes. “A Market Street sem carros é discutida há décadas e estamos emocionados com o fato disso acontecer na próxima semana finalmente “, escreveu Tom Radulovich, do Livable City, em um e-mail ao Streetsblog.
“Estamos empolgados com este próximo passo em direção ao projeto de ruas seguras e centradas nas pessoas que priorizam viagens sustentáveis e transporte público”, acrescentou Cat Carter, do San Francisco Transit Rider. “San Francisco produz um marco com essa conquista, ao afastar-se da primazia dos carros particulares. Estamos ansiosos para criar mais ruas seguras para o transporte público e passageiros.”
Obviamente, a nova sinalização das restrições de trânsito fazem parte de um esforço contínuo ao longo de um ano para reduzir congestionamentos e problemas de segurança no icônico corredor central de São Francisco.

E as restrições de trânsito existentes nem sempre foram seguidas. Às vezes, levando à tragédia. É por isso que “A execução será a chave do sucesso da Street Market”, escreveu Jodie Medeiros, da Walk San Francisco, em um e-mail. “A SF Bicycle Coalition (associação de ciclistas) enfatizou a necessidade de a cidade educar todos os que usam a Market Street sobre as iminentes restrições de horários, e temos nossos próprios planos de mobilizar voluntários nas ruas para coletar feedback assim que essas restrições entrarem em vigor”, acrescentou Brian Wiedenmeier da San Francisco Bicycle Coalition.
Ele ressaltou que as barreiras físicas, como desviadores de concreto e ciclovias protegidas por guias de meio-fio, são necessárias para manter a Market Street segura para ciclistas e pedestres. Eles são especialmente importantes, pois esse plano de “Better Market Street” (Rua do Mercado Melhor) não está proibindo carros de trafegar pela Market Street, como é frequentemente relatado – está apenas proibindo carros particulares. Infelizmente, os motoristas de táxis e veículos oficiais também feriram e mataram sua parcela de usuários vulneráveis nas ruas da Market Street. E, é claro, carros particulares continuarão a atravessar a Market Street nos cruzamentos.

A proteção do concreto ocorrerá dentro de alguns anos com a implementação do plano de longo prazo “Better Market Street”. Esse projeto destruirá e reconstruirá toda a rua, incluindo a substituição e a atualização de serviços públicos subterrâneos, a adição de ilhas de embarque de ônibus, zonas de carregamento fora da rua e uma ciclovia protegida no nível da calçada.
Na próxima semana, no entanto, San Francisco terá uma previsão muito antecipada de como tudo isso funcionará – e o que a proibição de carros particulares significará para trânsito, ciclistas e segurança de pedestres.

“Ainda hoje eu estava lendo sobre o projeto da Rua 14 de Nova York, que limitava o acesso de carros e caminhões para melhorar o serviço de ônibus e ciclismo”, escreveu Radulovich em seus comentários ao Streetsblog.
“Em apenas alguns meses, os resultados são realmente impressionantes – 24% a mais de passageiros em transporte durante a semana, 30% a mais nos finais de semana, ônibus se movimentando 30-40% mais rápido e viagens de ônibus 10 minutos mais curtas, em média. Detratores previram transbordamento de tráfego em ruas paralelas, mas isso não aconteceu. “
“Esperamos que o projeto Market Street traga benefícios semelhantes”, concluiu.

O Jornal Bicicleta tem permissão para traduzir e reproduzir textos publicados pelo StreetsBlog.org
1 comentário