O Banco Itaú lançou edital para apoiar iniciativas em quatro segmentos que fomentem a cultura da bicicleta. As inscrições terminam 16 de dezembro. Saiba mais aqui.
Os projetos precisam ser gratuitos e abertos para o público. Organizações da Sociedade Civil (OSC) podem ser apoiadas com até R$ 40 mil e pessoas físicas, com até 20 mil.
Têm mais chance de levar o apoio projetos que apresentem experiência anterior, viabilidade financeira, promoção da diversidade, relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e potencial de impacto. (veja lista a seguir).
Modalidades:
Bicicleta na escola
Projetos que aconteçam no ambiente escolar, com foco na promoção da mobilidade por meio da bicicleta, para alunos, professores, educadores e funcionários em geral.
Promoção da bicicleta
Projetos que promovam a bicicleta como modal de transporte ativo e de educação a respeito da bicicleta para diversos públicos.
Cidadania no trânsito
Projetos que tenham como objetivo enraizar deveres e direitos dos pedestres e dos ciclistas.
Ensinando a pedalar
Projetos que ensinem como andar de bicicleta em centros urbanos de forma segura, colocando seu público beneficiado em contato, de forma harmoniosa, com a rotina do trânsito e suas regras.
Para concorrer ao edital, os projetos/ideias devem, obrigatoriamente, atender aos seguintes pontos:
- Cumprimento dos requisitos
- Adequação ao escopo do edital
- Viabilidade técnica
- Viabilidade financeira
- Capacidade do proponente
- Promoção da diversidade
- Relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
- Potencial de impacto
- Sustentabilidade do Projeto
- Criatividade e inovação
- Realização de parcerias