Plano Cicloviário: Fundurb aprova 73 milhões para 81 quilômetros de ciclovias nas zonas Sul e Norte de São Paulo

A prefeitura de São Paulo vai recorrer ao dinheiro do Fundo de Urbanização do município para construir 81,21 quilômetros de novas ciclovias nas zonas norte e sul da cidade. A principal fonte de recursos do Fundurb é a venda de potencial construtivo acima do coeficiente básico, a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), uma taxa cobrada de construtoras pela possibilidade de construir além do coeficiente definido como básico e até seu limite máximo.

A destinação do dinheiro foi aprovada na última reunião do fundo, que aconteceu em 27 de setembro e aprovou o montante de R$ 73,5 milhões dentre os mais de R$ 700 milhões para obras de infraestrutura urbana e habitação popular a serem usados em 2020.

Fonte: Fundurb

Os 81,21 quilômetros definidos para serem construídos em 2020 vão ampliar as ciclovias na Casa Verde, Brasilândia (Zona Norte) e Ipiranga e Sacomã (Zona Sul).

Segundo o mapa do Plano Cicloviário apresentado pela Secretaria de Transportes ao Conselho Gestor do Fundurb, haverá novas ciclovias interligando o centro da cidade até os bairros do Sacomã, Água Fria, Ipiranga e Vila Prudente, em um corredor formado pelas avenidas do Estado, Dom Pedro I, Ricardo Jafet, Rodovia dos Imigrantes e Miguel Stéfano, Juntas Provisórias, Presidente Wilson e Gentil de Moura, na Zona Sul.

Na Zona Norte, haverá novas ciclovias na Avenida Ordem e Progresso, incluindo transição pela ponte do Limão, na Casa Verde, e interligando as já existentes na Braz Leme, Inajar de Souza e Engenheiro Caetano Álvares. Na Inajar, a ciclovia existente vai ser conectada até o terminal Cachoeirinha. Segundo os mapas da CET apresentados na reunião do Fundurb, também haverá uma ciclovia nas avenidas Dom Pedro I e Miguel Conejo.

Para reconhecer as novas ciclovias nos mapas, veja o traçado em verde. O traçado em vermelho são as ciclovias atuais e os pontilhados amarelos representam a previsão de novas ciclovias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.