A prefeitura de São Paulo vai recorrer ao dinheiro do Fundo de Urbanização do município para construir 81,21 quilômetros de novas ciclovias nas zonas norte e sul da cidade. A principal fonte de recursos do Fundurb é a venda de potencial construtivo acima do coeficiente básico, a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), uma taxa cobrada de construtoras pela possibilidade de construir além do coeficiente definido como básico e até seu limite máximo.
A destinação do dinheiro foi aprovada na última reunião do fundo, que aconteceu em 27 de setembro e aprovou o montante de R$ 73,5 milhões dentre os mais de R$ 700 milhões para obras de infraestrutura urbana e habitação popular a serem usados em 2020.

Fonte: Fundurb
Os 81,21 quilômetros definidos para serem construídos em 2020 vão ampliar as ciclovias na Casa Verde, Brasilândia (Zona Norte) e Ipiranga e Sacomã (Zona Sul).
Segundo o mapa do Plano Cicloviário apresentado pela Secretaria de Transportes ao Conselho Gestor do Fundurb, haverá novas ciclovias interligando o centro da cidade até os bairros do Sacomã, Água Fria, Ipiranga e Vila Prudente, em um corredor formado pelas avenidas do Estado, Dom Pedro I, Ricardo Jafet, Rodovia dos Imigrantes e Miguel Stéfano, Juntas Provisórias, Presidente Wilson e Gentil de Moura, na Zona Sul.
Na Zona Norte, haverá novas ciclovias na Avenida Ordem e Progresso, incluindo transição pela ponte do Limão, na Casa Verde, e interligando as já existentes na Braz Leme, Inajar de Souza e Engenheiro Caetano Álvares. Na Inajar, a ciclovia existente vai ser conectada até o terminal Cachoeirinha. Segundo os mapas da CET apresentados na reunião do Fundurb, também haverá uma ciclovia nas avenidas Dom Pedro I e Miguel Conejo.
Para reconhecer as novas ciclovias nos mapas, veja o traçado em verde. O traçado em vermelho são as ciclovias atuais e os pontilhados amarelos representam a previsão de novas ciclovias.


