Rogério Viduedo conduz oficina de jornalismo e bicicleta durante o Bicicultura 2023

A programação do Bicicultura (15 a 19 de novembro no campus Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina), vai contar com uma oficina de jornalismo para auxiliar ativistas ou jornalistas a terem êxito em pautar os benefícios do uso da bicicleta junto à imprensa e formadores de opinião locais. A facilitação é do jornalista Rogério Viduedo, fundador deste Jornal Bicicleta.

Será no sábado, 18 de novembro, na Sala Goiabeira e terá duas horas de duração, das 14h30 às 16h30 .

O jornalista vai compartilhar exemplos e táticas que utilizou para difundir as ações relacionadas à bicicleta enquanto assessor de imprensa do Instituto Aromeiazero e de outras organizações. A ideia é estimular as pessoas a escreverem ali mesmo um plano básico de fácil implementação.

Na oportunidade, será apresentada rapidamente a construção da primeira temporada do Roda e Passe, o novo produto do Jornal Bicicleta em áudio, com a história de três pessoas que trabalham para melhorar o direito à mobilidade na região onde vivem.

Programação diversa e diversificada

“O Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo – é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona”, informam as organizadoras.

Há atividades para todos os assuntos relacionados ao uso da bicicleta. Palestra com especialistas e veteranes, rodas de conversa, debates e apresentações de casos de sucesso. Haverá ainda muitas pedaladas pela cidade e praias locais, bem como competições esportivas. Confira a programação.

Carta de Florianópolis

Durante o Bicicultura Floripa 2023 serão coletadas propostas para a redação da Carta de Florianópolis, um documento destinado a melhorar a ciclomobilidade no Brasil e tornar a bicicleta uma modalidade com prioridade no trânsito e no sistema viário.

O eixo da Carta de Florianópolis, que será aprovada na Plenária Final do Bicicultura, é o uso da bicicleta como ferramenta para a democratização das cidades, em consonância com o tema do evento.


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.