Iniciativa oferece R$ 3 mil para pautar a mobilidade sustentável nas eleições de 17 estados

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições vai selecionar organizações locais, formais ou não, de até 17 estados brasileiros para realizarem aproximações e influenciar candidaturas ao governo ou às assembleias legislativas de forma a pautar os princípios da mobilidade sustentável nos planos de governo. Para isso, vai destinar um apoio financeiro de R$ 3 mil reais para quem for escolhida. O edital está disponível no website da campanha. e as inscrições devem ser feitas até às 23h59m de 31 de julho de 2022.

Podem concorrer à verba de apoio as organizações da sociedade civil com foco em mobilidade sustentável, (associações e ONGs sem fins lucrativos com CNPJ ou coletivos informais de no mínimo seis pessoas, sozinhas ou em grupo). Não poderão inscrever-se Indivíduos, empresas, entidades empresariais e trabalhistas, órgãos públicos, candidatos/as e partidos políticos.

Além da ajuda de custo, quem for selecionada vai contar com o suporte da coordenação nacional da campanha para obter as assinaturas na carta compromisso, bem como avaliar as propostas contidas nos planos de governos para que incorporem os principais componentes da mobilidade sustentável e assim tornar mais eficiente o deslocamento de pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e usuários de transporte público.

Campanha federal

Em nível federal, a abordagem da campanha tem como principal objetivo colher a assinatura de candidatos e candidatas ao cargo de presidente da República no documento Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável, documento que contêm pontos considerados pela organização da campanha como fundamentais para uma boa política de mobilidade sustentável a ser executada pelos executivos federal e estadual. A elaboração do documento passou por uma consulta pública encerrada em 5 de julho que recebeu dezenas de sugestões do público e será anunciada oficialmente em 15 de julho.

A primeira ação da campanha em nível federal foi o lançamento, em 4 de julho, do website www.mobilidadenaseleicoes.org.br. Ele reúne todas as informações necessárias para quem pretende somar forças para garantir que os próximos mandatários/as se comprometam a incluir nos planos de governo, entre outras medidas, o cumprimento das metas existentes para redução de mortes e lesões de trânsito, a descarbonização e do transporte coletivo e incentivos à mobilidade ativa, tais como a diminuição de impostos de bicicletas e ônibus e o fomento à elaboração dos planos de municipais de mobilidade urbana, bem como tornar acessíveis a todas as pessoas as calçadas das cidades brasileiras.

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é uma iniciativa conjunta da  Associação G-14, Cidadeapé, Idec, Redes Vidas Ativas e UCB.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.