O fim da ciclofaixa Martiniano de Carvalho; Ciclofaixa de Lazer sem interessados; Abraciclo reduz previsão

Até agora, nenhuma marca demonstrou interesse em financiar a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo no lugar do Uber. A primeira sessão do chamamento público seria em 12/07, mas foi adiada para o 19/7 quando foram recebidas as propostas da Associação Brasileira de Ciclomobilidade e da Agência Coranda TV Publicidade. Como nenhuma delas atendeu ao edital, a comissão pediu nova prorrogação para 29/7.  

Se não aparecerem interessadas a Prefeitura de São Paulo, comandada pelo Ricardo Nunes (MDB), avisou que vai fazer um contrato emergencial e bancar ela mesma os custos de ativação de cada domingo. A operação envolve a contratação de 753 orientadores de cruzamento (número pode dobrar caso haja previsão de limite de jornada de trabalho), 753 bandeirolas, bancos e guarda-sóis, 22.7 mil cones, 500 super cones e 1.053 cavaletes, entre outros aparatos que demandam gasto mínimo de R$ 218 mil por dia de ativação.

Na proposta da Coranda Publicidade, há uma conta para lá de estranha. O valor de contratação de um orientador de travessia é de R$ 90 reais por diária, enquanto que o custo unitário do  guarda-sol é de R$ 209 reais, quase duas vezes e meia mais caro. Já a proposta da Associação Brasileira de Ciclomobilidade não traz nenhum valor de referência, apesar de ser ela a atual responsável pela ciclofaixa como preposta da Uber.

Estimativa de gastos com a Ciclofaixa de Lazer: aluguel de guarda sol é mais caro que um dia de trabalho

Rua Martiniano de Carvalho vai perder a ciclofaixa

Cicloativistas estão revoltados com a confirmação da Cia de Engenharia de Tráfego – CET de trocar os 2,7 km da ciclofaixa da rua Martiniano de Carvalho (Foto da abertura -Rogério Viduedo 23/07/2022) por uma ciclorrota. Com isso, a ligação das ciclovias das avenidas Paulista e Bernardino de Campos com as ciclofaixas da rua Condessa de São Joaquim, Viaduto 9 de Julho e Terminal Bandeira serão feitas por uma nova ciclofaixa na rua Treze de Maio, na Bela Vista.

Para integrantes da Câmara Temática da Bicicleta, órgão consultivo do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito – CMTT, a mudança significa um retrocesso, pois entendem que ciclorrota não concede segurança a ciclistas por não ter tachão que separam carros de bicicletas.  Já a CET alega que segue cumprindo o Plano Cicloviário, que prevê implantação de 300 quilômetros de novas infraestruturas até 2024.

Abraciclo revisou produção anual para baixo

A entidade que reúne as montadoras de bicicletas do Polo Industrial de Manaus divulgou semana passada o balanço semestral e reviu para baixo a expectativa de produção anual. Com isso, o número de 880 mil bicicletas esperado para este ano vai ser reduzido para 750 mil unidades, quase o mesmo que em 2021 , quando o polo industrial produziu 749.320 bicicletas.

“As bicicletas de entrada, que tiveram um boom de vendas nos últimos dois anos, agora têm uma procura menor, enquanto os modelos de médio e alto valor agregado tiveram aumento significativo na demanda”, explicou O vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola.

Diante desse cenário, as fabricantes trabalham para ajustar as linhas de produção e negociam com a cadeia logística para atender ao novo momento do mercado. Gazola explica que esse reajuste de produção, no entanto, não acontece de uma hora para a outra e requer um novo planejamento bastante minucioso.

Além disso, o segmento continua impactado pela escassez de peças e componentes, um problema global que atinge diversas fabricantes. Cerca de 50% dos insumos são provenientes de fornecedores mundiais, principalmente do continente asiático. Entre os componentes que estão em falta, destacam-se sistemas de freios, sistemas de transmissões, suspensões e selins.

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