Ciclovia Rio Pinheiros está iluminada entre pontes Jaguaré e Estaiada. Em 17/08, passa a funcionar até meia-noite

Com o acionamento de mais 260 postes de luzes Led no último sábado, 31 de julho de 2021, a ciclovia Novo Rio Pinheiros (CPTM) agora tem iluminação ao longo de 10 quilômetros desde a Ponte Estaiada, na Zona Sul, até a Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste.

Com isso, a partir de 17 de agosto de 2021, ciclistas de lazer e sobretudo trabalhadores e trabalhadoras poderão usar os acessos da Cidade Universitária, Parque do Povo e Vila Olímpia até as 23 horas para entrada, podendo sair até a meia noite, sete dias por semana. O horário de abertura continua o mesmo: 5h30.

A nova entrega se junta aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,5 km na primeira etapa do projeto de ciclovia inteligente da Enex X, concluída no início de maio deste ano. Ao todo, foram instalados cerca de 390 pontos de iluminação LED. Parte da iluminação foi dotada com a tecnologia de Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota.

O iluminação da ciclovia vem sendo acompanhada de perto pelo governador João Dória Junior (PSDB). Ele esteve no evento oficial e cobrou agilidade do secretariado para que agilizem as obras que visam acabar com a poluição no canal do Rio Pinheiros. Segundo Dória atualmente o Rio está 62% despoluído e até o ano que vem a despoluição será total.

Além dos secretários do Meio Ambiente, Marcos Penido e dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, estavam presentes a presidenta da Cetesb, Patrícia Iglecias, o presidente da Enel X, Francisco Scroffa e outros empresários e autoridades.

Durante as cerimônia, também foi anunciada que a Farah Services, empresa que assumiu a administração da ciclovia margem leste, está financiando a instalação de 360 placas de sinalização de distância e tempo de percurso entre pontos usados por ciclistas nas margens leste e oeste do Rio Pinheiros. Paulo Alves, do coletivo Bike Zona Sul e Felipe Claros, do coletivo Bike Zona leste, apresentaram para o governador um protótipo das placas, que possuem o padrão usado pela Prefeitura de São Paulo.

Foto de abertura: Paulo Alves (esquerda) e Felipe Claros: sinalização para ciclistas ao longo das ciclovias do Rio Pinheiros. Crédito Rogério Viduedo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.