Avenida Luciano Gualberto, na USP Butantã, recebe ciclofaixa em toda a extensão

A avenida Luciano Gualberto, dentro da USP Butantã, Zona Oeste de São Paulo, tem 1,9 quilômetro de extensão e está recebendo nas bordas externas de ambos os sentidos duas ciclofaixas unidirecionais. O registro fotográfico é de quarta-feira, 16 de junho de 2021.

Aqui antes era só estacionamento de carros. Agora, uma ciclofaixa permite ciclistas rodarem em segurança (ainda que na contra-mão)

Está bonito de se ver e vai ser uma surpresa e tanto para o retorno das aulas presenciais em agosto. Ao invés de carros estacionados, tráfego de bicicletas, que tanto podem ser de particulares quanto de aluguel, já que várias estações novas do sistema de empréstimo do Bike Sampa estão sendo implantadas dentro da universidade.

Essa moleza vai acabar. Nova ciclofaixa na Avenida Luciano Gualberto vai eliminar estacionamento de automóveis no lado direito da pista.

Implantar uma rede cicloviária de 18 quilômetros é um projeto antigo da comunidade universitária. Segundo o site da TC Urbes, uma empresa de urbanismo, o Programa Cicloviário da USP foi iniciado em 2015 e previa além das ciclofaixas instalação de bicicletários e oferta de serviços para ciclistas, como vestiários.

Nesta sinalização, os ônibus não vão parar em cima da ciclofaixa.

Há algumas curiosidades sobre essa ciclofaixa. A sinalização em uma das paradas de ônibus é diferente do padrão São Paulo e orienta motoristas não invadi-la. A largura da via também é novidade. Do tachão até o meio fio, são quase dois metros de segregação do tráfego de automóveis, um latifúndio se pensarmos no padrão das ciclofaixas da Capital de um metro só alcançados pela CET geralmente com a ajuda das sarjetas.


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