Dicas de alimentação para ciclistas: o que comer antes e depois de pedalar por esporte, lazer ou trabalho

Rogério Viduedo - 24/10/2020

O Centro Universitário Senac pediu para uma das professoras de nutrição algumas dicas de alimentação para quem faz exercícios, incluindo ciclistas que pedalam para se locomoverem pela cidade. Prestar atenção ao consumo e ingestão de calorias e proteínas pode deixar as pedaladas mais agradáveis.

AntesÉ importante ter um intervalo entre alimentação e treino para que o organismo consiga digerir parcialmente o alimento, evitando problemas intestinais durante a pedalada. O ideal é fazer uma refeição com pelo pelos 30 a 45 minutos antes de subir na bike. Uma pedida pode ser um pão francês com requeijão junto a um suco de abacaxi. Outra opção é uma tapioca com geleia e creme de ricota.

Depoisé hora de recuperar a energia gasta e acelerar a recuperação dos músculos. Combinar batata-doce com um pedaço de peito de frango ou uma omelete com queijo branco e uma banana podem ser boas pedidas.

Dica extradurante a pedalada, a recomendação é ingerir de 500 mL a 2 L de água por hora. Caso o exercício seja intenso, com mais de 45 minutos ou leve com cerca de 1 hora de duração, é preciso incluir algum carboidrato durante a pedalada. Os géis de carboidratos, bebidas isotônicas ou uma banana são uma das maiores fontes de suplementação durante o treino.

Fonte: Marselle Bevilacqua Amadio, do curso Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac.

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