A melhor notícia desta semana vem de Maricá, litoral norte do Rio de Janeiro, onde a prefeitura do petista reeleito Fabiano Horta pegou uma parte dos royalties do Petróleo para financiar um sistema de bicicletas compartilhadas gratuitas.
Ele começa a funcionar em 5 de março, mas poderia ser antes, pois faltam peças de bicicletas no mercado. O contrato foi fechado com a pernambucana Serttel por R$ 1,42 milhão e duração de 12 meses. Inicialmente são cinco estações e 20 bicicletas e a meta é ter 20 estações e 200 bikes ainda neste ano.

Serttel vai operar o sistema por R$ 1,42 millhão. Fotos de Marcos Fabrício, Prefeitura de Maricá.
Maricá tem investido na bicicleta desde o começo do primeiro mandato de Horta. Em 2015, criou o projeto Pedala Maricá para estimular passeios noturnos com apoio de carros. O pedal chegou a contar com a presença de 200 ciclistas em 2019.
Em seguida, destinou o dinheiro de Termos de Ajustamento de Conduta (espécie de multa ambiental) para colocar 10 bicicletas compartilhadas em uma estação de conservação da cidade. E construiu 38,2 quilômetros de ciclovias, sendo boa parte margeando a lagoa.