Quase ninguém usa máscara para pedalar na Ciclovia da CPTM e não há fiscalização

Estive no domingo (6/12) na ciclovia da CPTM, que hoje é administrada pela Farah Services, empresa que conseguiu o contrato de concessão para explorar comercialmente o local com a contrapartida de produzir melhorias nos acessos, tráfego e segurança. Apesar do cheiro ruim que exala do Rio Pinheiros e do barulho de bate-estacas próximo da Usina da Traição, pedalar por ali ficou bem melhor depois que a empresa assumiu.

Os banheiros estão limpos, o piso da ciclovia foi todo reformado, o trajeto está sinalizado com totens que exibem a quilometragem e os serviços de conveniência estão sendo instalados. No entanto, em plena pandemia, a fiscalização do uso de máscaras por quem ingressa na ciclovia é inexistente. E não é por falta de aviso. Em todas as entradas e nas áreas de descanso existem mensagens mostrando a obrigatoriedade do uso da máscara mas, na prática, você pode entrar sem ela que nenhum dos vigias vai impedi-la. É uma pena, visto que pedalar em grupo sem máscara pode aumentar o risco de se contrair Covid-19.

Mas esse comportamento temerário não é característica só da turma da speed que usa aquela ciclovia como alternativa de treino ao bloqueio a que estão submetidos na USP. O campus Butantã não pode ser usado ciclistas esportivos devido ao alto número de colisões com automóveis e atropelamento de pedestres que os tais pelotões causaram ao longo dos anos.

O ciclista domingueiro pouco se importa com o uso da máscara e isso é evidente em toda a cidade, é só dar uma pedalada pelas ciclofaixas de lazer que você vai constatar o que eu digo.

O site Vá de Bike traz a opinião de um médico que afirma a necessidade de uso da máscara pelos ciclistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.