Para chamar a atenção de ciclistas quanto ao uso do capacete, o governo Alemão produziu uma campanha em que as imagens são de ciclistas posando provocativamente em roupas sumárias, mas vestindo um capacete colorido. Pra completar, traz as seguinte frase: “Parece uma merda. Mas salva minha vida”.
A intenção da publicidade é fazer os alemães usarem mais o capacete, visto que o país registrou a morte de 432 ciclistas em 2018, 50 a mais do que em 2017.
Assim como no Brasil, o uso de capacete não é obrigatório. Por isso, de acordo com pesquisa do Ministério dos Transportes, 40% de ciclistas com idade abaixo dos 30 anos sequer possuem um e só 8% daqueles com idades entre 17 e 30 anos, utiliza durante as viagens.
O governo usou dois métodos para chegar aos números. Uma contagem externa e pesquisa online restrita a ciclistas de 17 a 30 anos. Nesta, 53% dos entrevistados afirmaram já ter sofrido um acidente de bicicleta com ferimentos.
E embora 95% concordassem que um capacete é a melhor proteção para a cabeça, pouco mais de um quarto (28%) afirmou o uso rotineiro.
O governo Alemão vai gastar aproximadamente 430 mil Euros para espalhar cartazes em ciclovias e ciclo rotas e atingir preferencialmente mulheres jovens. descobriu-se que elas consideram não atrativo o uso do capacete.
Na Internet e redes sociais, a campanha term a marcação #helmerettenleben (capacetes salvam vidas).
A qualidade da campanha gerou controvérsias. Políticos de oposição e cidadãos em geral acusam o governo de gastar dinheiro em uma propaganda sexista. Mas o ministro Andreas Scheuer afirmou que intenção é essa mesma: chamar a atenção, informa o The New York Times.