Governo da Alemanha tira a roupa em publicidade pró-capacete

Para chamar a atenção de ciclistas quanto ao uso do capacete, o governo Alemão produziu uma campanha em que as imagens são de ciclistas posando provocativamente em roupas sumárias, mas vestindo um capacete colorido. Pra completar, traz as seguinte frase: “Parece uma merda. Mas salva minha vida”.

A intenção da publicidade é fazer os alemães usarem mais o capacete, visto que o país registrou a morte de 432 ciclistas em 2018, 50 a mais do que em 2017.

Assim como no Brasil, o uso de capacete não é obrigatório. Por isso, de acordo com pesquisa do Ministério dos Transportes, 40% de ciclistas com idade abaixo dos 30 anos sequer possuem um e só 8% daqueles com idades entre 17 e 30 anos, utiliza durante as viagens.

O governo usou dois métodos para chegar aos números. Uma contagem externa e pesquisa online restrita a ciclistas de 17 a 30 anos. Nesta, 53% dos entrevistados afirmaram já ter sofrido um acidente de bicicleta com ferimentos.

E embora 95% concordassem que um capacete é a melhor proteção para a cabeça, pouco mais de um quarto (28%) afirmou o uso rotineiro.

O governo Alemão vai gastar aproximadamente 430 mil Euros para espalhar cartazes em ciclovias e ciclo rotas e atingir preferencialmente mulheres jovens. descobriu-se que elas consideram não atrativo o uso do capacete.

Na Internet e redes sociais, a campanha term a marcação #helmerettenleben (capacetes salvam vidas).

A qualidade da campanha gerou controvérsias. Políticos de oposição e cidadãos em geral acusam o governo de gastar dinheiro em uma propaganda sexista. Mas o ministro Andreas Scheuer afirmou que intenção é essa mesma: chamar a atenção, informa o The New York Times.

Difícil saber o que se passou na cabeça deles quando pensaram nesta campanha. Talvez tenham batido as próprias cabeças muitas vezes, diz o internauta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.