Projetos Sociais

Bike Arte sorteia Trek para quem participar do festival online que começa sábado

Para concorrer, é preciso participar de uma das oficinas online e enviar um vídeo mostrando o que aprendeu na aula.

O Bike Arte Gira 2020 – A Festa da Rua na Sua Casa, vai oferecer a internautas dois festivais e 24 oficinas temáticas online e dois cursos de mecânica presenciais para incentivar a cultura bicicleta e a ocupação das ruas de forma sustentável. As transmissões serão gratuitas e podem ser acompanhadas pelo canal do Aromeiazero no Youtube, página do Bike Arte no Facebook.

A largada da maratona de apresentações e cursos começa com um festival neste sábado, 22 de agosto, seguirá com as oficinas de formação ao longo de quatro semanas e se encerra com outro festival, em 20 de setembro. 
Durante oito horas consecutivas, haverá apresentações musicais, artísticas e culturais produzidas por talentos da periferia de São Paulo. 

Destaque para as manobras radicais de Hudson Xavier do Portal Wheeling, canal do Youtube com mais de 2 milhões e meio de seguidorxs. Ele vai ensinar a dar o grau dentro de casa enquanto conversa com Renata Falzoni, do Bike é Legal.

Terá ainda as dicas de alimentação sustentável da Gastronomia Periférica, o balanço empoderado do Samba das Pretas, a música identitária dos gêmeos Keops e Raony e a dança performática de Gustav Coubert. Para as crianças, Danuza Novaes vai apresentar as Histórias de Ananseda tradição oral de Gana.

Apenas uma das atividades será realizada na rua. O coletivo Imargem vai produzir um grafite em uma área pública do Centro de São Paulo. A mensagem deve chamar a atenção da população para o benefício do uso da bicicleta bem como para a necessidade de proteção contra a Covid-19. O processo de criação será registrado em vídeo para ser apresentado durante o festival e debatido com os artistas. 

Quem acompanhar a programação poderá ganhar uma bicicleta Trek novinha. O sorteio será realizado no Festival de 20 de Setembro. Pra concorrer, é preciso participar de uma das oficinas online e enviar um vídeo mostrando o que aprendeu na aula.

Oficinas temáticas
A sequência de 24 cursos online começa na segunda-feira, 24 de agosto. As oficinas vão ensinar estilização de bicicletas, dança e ritmos de rua, produção de pipas, entre outros.

Haverá ainda, dois cursos presenciais de mecânica de bicicletas voltado para a população em geral. Porém, para evitar o contágio pelo novo coronavírus, cada uma das aulas terá a presença máxima de duas pessoas. 

O final do evento acontece com um último festival, também com duração de oito horas, em 20 de setembro.

“A missão do Bike Arte Gira 2020 na versão online é a mesma dos festivais ao ar livre. De incentivar e conscientizar as pessoas a ocupar os espaços urbanos com arte e cultura e engajar comunidades a pensar nas ruas como lugares mais humanos, sem carros”, diz Murilo Casagrande, diretor do Aromeiazero. “Ele também contribui para amenizar a crise financeira que o setor cultural enfrenta, principalmente aquele baseado nas periferias”, completa. 

Programação do festival de 22 de agosto

11h MC Dani Nega – Atriz e poeta, Dani Nega será a mestra de cerimônias do Bike Arte Gira 2020. Compositora e ativista do movimento negro e LGBTQI+, é ganhadora de um Prêmio Shell de melhor trilha sonora com o espetáculo, Terror e Miséria no Terceiro Milênio com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Ela estará ao longo de toda a transmissão apresentando as atrações do dia.

11h20 – Danuza e as histórias de Ananse –  Bem-humoradas e repletas de ensinamentos, as histórias da aranha Ananse são transmitidas oralmente e  muito populares em Gana. Falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória do povo há muito tempo. Ideal para crianças. Com Danuza Novaes.

12h10 – Gastronomia Periférica – o chef Edson Leite aprendeu a cozinhar em grandes restaurantes da Europa e, quando voltou, criou o Gastronomia Periférica, iniciativa que dialoga com a população da quebrada a cozinhar de forma criativa e sustentável. Ele vai preparar um prato delicioso e nutritivo utilizando restos e sobras de alimentos que em geral são jogados no lixo.

13h20 – Arte Sem Gênero  – Por meio da dança performática, Gustav Courbet convida para a reflexão sobre as questões de gênero, incidência LGBTQ+ e não-binarismo nas artes e na cultura da periferia.

14h40 – Infografite – Artistas do Imargem vão contar o processo de criação e produção do grafite pintado na região do Glicério que tem o objetivo de alertar a população sobre dois temas: o uso da bicicleta como ferramenta de transformação social e a necessidade de prevenção contra a Covid-19. O Imargem é uma iniciativa multidisciplinar do bairro do Grajaú que usa a arte urbana para a conscientização ambiental.

15h20 – Samba das Pretas – O grupo formado por mulheres pretas moradoras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital, usa o samba como forma de fortalecer o protagonismo da mulher preta na sociedade e de enfrentar os problemas cotidianos, como desigualdades sociais, de gênero e raça.

16h40 – Keops e Raony – O gêmeos pernambucanos vocalistas da banda Medulla, em seu projeto independente, vão apresentar músicas que falam sobre a identidade retirante e se evidenciam em criações com recortes de brasilidade. Destaque para o single Destino Cigano que aborda a vivência dos músicos entre Rio de Janeiro e São Paulo. 

17h50 – Portal Wheeling – Hudson Xavier vai bater um papo com Renata Falzoni e ensinar os primeiro passos (ou pedaladas) do wheeling, manobra que consiste em andar de bicicleta em apenas uma das rodas pela maior distância possível, mais conhecido como dar o grau. O canal dele no YouTube possui mais de dois milhões e meio de seguidorxs. 

18h50 – Sorteio de pôsteres com a temática da bike de artistas diversos e final do evento.

Para  mais informações sobre datas e horários dos cursos online, atualizações da programação do festival e da forma de participação no sorteio da bicicleta Trek, siga as redes sociais do Bike Arte e Aromeiazero:
www.facebook.com/aromeiazero – www.instagram.com/aromeiazero – www.facebook.com/bikearte – www.instagram.com/bikearte

O projeto Bike Arte Gira 
O Bike Arte Gira é projeto voltado para populações menos favorecidas com intuito de fomentar a arte e promover o direito à cidade e mobilidade urbana. É composto por oficinas de formação educacional, cultural e artística e um festival gratuito, a céu aberto, onde o espaço público é ocupado com atividades e manifestações heterogêneas com a temática da bicicleta e produzidas por artistas da própria comunidade.  
No ano passado, o festival foi realizado nos bairros de Heliópolis (Zona Sul) e Jardim Lapena (Zona Leste).  Os outros três festivais que aconteceria no primeiro semestre de 2020 o Glicério (Centro), Vila Nova Jaguaré ( Zona Oeste) e Parque Novo Mundo (Zona Norte), foram cancelados devido à pandemia do novo Coronavírus. O formato digital dessa festa promete levar a bicicleta e a arte urbana para toda cidade. Ele é habilitado pelo ProMac, Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo, e patrocinado integralmente pela UBER.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: