São Paulo abre concorrência para construir 20,51 km de novas ciclovias por R$ 11,99 milhões, incluindo Radial Leste

Foi publicado no Diário Oficial da cidade em 11 de julho a abertura da concorrência 001/2020-SMT para construção de 20,51 quilômetros de novas ciclovias em São Paulo. Segundo o edital, que pode ser baixado no site E-negócios, empresas isoladamente ou em dupla têm até às 10 horas de 13 de agosto para entregar envelopes com propostas.

A concorrência é do tipo menor preço e o valor máximo aceito pela prefeitura é de R$ 11, 994 milhões. As obras devem ser concluídas 120 dias após a emissão de ordem de início.

A concorrência faz parte do plano cicloviário proposto pela administração Bruno Covas em 2019 e que tem meta de entregar 173 ,35 quilômetros de novas ciclovias mas que até o momento entregou apenas 8,5 quilômetros, segundo informações obtidas com a Câmara Temática da Bicicleta, órgão vinculado ao Conselho Municipal de Transportes e Trânsito.

No edital da concorrência, estão previstas as construções das seguintes novas ciclovias:

Ciclovia Armando de Arruda Pereira
Com aproximadamente 1.550 metros de extensão, a Ciclovia Armando Arruda Pereira conectará as ciclovias existentes na Av. Jabaquara e Av. Eng. George Corbisier. O trajeto contempla as Avenidas Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando Arruda Pereira e Av. George Corbisier.

Ciclovia Carlos Caldeira Filho
Esta ciclovia compreende a Avenida Carlos Caldeira Filho, da Estação Campo Limpo do Metrô até o entroncamento com a Av. Giovanni Gronchi. A ciclovia Carlos Caldeira Filho possui aproximadamente 3.300 metros de extensão.

Ciclovia Radial Leste
Esta ciclovia compreende a Radial Leste, iniciando na Praça Vicente Mateus, no entroncamento com a ciclovia da Rua Bresser. Com 3.000 metros de extensão, se conectará com a ciclovia existente junto à Estação Tatuapé do Metrô. A ciclovia inicia em um lado da Avenida e, próximo ao Viaduto Guadalajara, passa para o outro lado da via.

Ciclovia Águia de Haia
Com aproximadamente 4.260 metros de extensão, a ciclovia compreende a Avenida Águia de Haia desde a saída do túnel junto à estação do metrô Artur Alvim até o entroncamento com a Av. São Miguel.

Ciclovia Indianópolis
Esta ciclovia compreende toda a extensão da Av. Indianópolis, desde o cruzamento com a Av Ibirapuera até o entroncamento com a Av. Jabaquara. A ciclovia tem extensão de aproximadamente 3.520 metros.

Ciclovia Alberto Zagottis
Esta ciclovia inicia na Praça Tuney Arantes, passando pelas Avenidas Sgt. Lourival Alves de Souza; Av. Eng. Alberto de Zagottis e Av. Octalles Marcondes Ferreira até chegar na Praça Camafeu, junto a Estação Jurubatuba da CPTM. Esta ciclovia tem aproximadamente 2.800 metros de extensão.

Ciclovia Nações Unidas I
Com aproximadamente 1.270 metros, esta ciclovia conectará a Ciclovia Eng. Alberto de Zagottis com a Av. Interlagos, passando pela Av. das Nações Unidas.

Ciclovia Nações Unidas II
Esta ciclovia percorre a Av. das Nações Unidas e conecta a ciclovia Eng. Alberto de Zagottis com a Ponte do Socorro. Este trecho tem aproximadamente 810 metros.

Edital difere do apresentado à Câmara Temática

Na reunião da Câmara Temática da Bicicleta (CTB) realizada no começo deste mês, a nova secretária de Mobilidade e Transportes, Elizabete França, informou que o procedimento licitatório também incluiria as ciclovias nas ruas Treze de Maio, Rui Barbosa e Santo Antonio, na Bela Vista e ciclovia da avenida Jaguaré. No entanto, tais estruturas não aparecem no edital da concorrência que, por sua vez, prevê ciclovias nas avenidas Indianópolis e Alberto Zagottis na Zona Sul e que não constam na apresentação à CTB.

Apresentação da CET na Câmara Temática. Fonte Facebook Bike Zona Oeste

Crédito da foto de abertura: Anderson Bueno Pereira – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16370965

#bicicleta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.