Bicicleta e o Covid-19

Servidores da Saúde em S.Paulo não sabem que podem usar o Bike Sampa gratuitamente durante a pandemia

Servidoras e servidores municipais que trabalham nas secretarias da Saúde, da Assistência Social e da Educação da cidade de São Paulo não foram informadas que poderiam ter acesso a planos gratuitos do Bike Sampa ofertados pela Tembici para funcionários municipais que trabalham presencialmente durante a quarentena.

A empresa está oferecendo a gratuidade de planos mensais para funcionários de prefeituras de todas as cidades onde possui operações durante o tempo em que durar as medidas de isolamento social provocadas pela pandemia do Covid-19. O valor de cada plano no site da empresa é de R$ 20 reais.

Em São Paulo, a proposta inicialmente chegou para a secretaria de Transportes na primeira semana de maio. Mas, como a inciativa foi tratada como doação, teve que ser encaminhada para a Secretaria de Governo, que realizou uma consulta por email com todas as 27 secretarias. Das que perguntaram aos funcionários, contou-se 263 servidores interessados em usar os planos.

Com isso, a proposta de doação foi para análise jurídica e recebeu aval do procurador Christian Ernesto Gerber e da analista jurídica do gabinete do Prefeito, Kátia Leite.

“Não temos dúvida que o transporte individual, mesmo por bicicleta, reduz o risco à exposição ao vírus com relação ao transporte público, razão da pertinência da doação com relação ao enfrentamento da pandemia, já havendo 263 servidores interessados.

“Diante do exposto, temos não haver óbice jurídico à aceitação da oferta, razão pela qual encaminhamos o presente para deliberação quanto a autorização de recebimento da doação.”

Ainda que o alcance do Bike Sampa seja limitado às regiões oeste, sudeste e central de São Paulo e por isso não atendem a todo o funcionalismo público, faria sentido que todas as secretarias estimulassem a adesão de servidores, principalmente aqueles dos setores essenciais. A própria Organização Mundial da Saúde publicou material recomendando o uso da bicicleta ou a caminhada para evitar contágio no transporte público.

Mas, ao contrário disso, Saúde e Assistência Social represaram a informação. Em um email do gabinete do secretário da Saúde enviado para o gabinete do prefeito, o analista Estevão dos Santos escreveu: “Esta demanda foi analisada por nossa coordenadoria de gestão de pessoas e respondida no dia 09/04/20, conforme e-mail anexo. Agradecemos a nova oferta e ratificamos o parecer da área técnica indicando que a solução não é apropriada para o atual momento da SMS”.

De acordo com dados de setembro de 2019 do Portal da Transparência, há aproximadamente 26 mil servidores da saúde ativos entre funcionárias ligadas diretamente à pasta e aqueles que trabalham em autarquias hospitalares.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde foi contatada diversas vezes para que pudesse esclarecer o motivo de não estenderem o benefício aos servidores. Não retornaram os pedidos. Em ligação telefônica para Estevão dos Santos ,para tentarmos saber detalhes do parecer técnico que recusou a oferta, ele disse não ter autonomia para conversar com jornalistas, mas confirmou o teor do email.

O presidente do Sindsep, o sindicato dos servidores da Prefeitura, Sérgio Antiqueira, não ficou sabendo da iniciativa, mas acredita que se a proposta tivesse sido enviada diretamente para os servidores, haveria muito mais adesão. “Muita gente que mora perto do trabalho poderia se beneficiar, pois evitariam a possibilidade de contágio do vírus no transporte coletivo”, disse.

Sérgio Antiqueira não ficou surpreso com a atitude da administração das secretarias que recusaram o benefício. Segundo ele, servidoras que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia têm sofrido principalmente com a falta de equipamentos de proteção individuai (EPI) contra o vírus. “Eles (a prefeitura) não têm preocupação e nos têm negado tudo. Não conseguimos saber sequer quantos servidores estão doentes por causa do coronavírus. A falta de transparência é total”, desabafou.

O ocaso de quem trabalha no setor de saúde foi tema de reportagem do El País.

Rinaldo Gomes, diretor da região Oeste do Sindisaúde, sindicato de trabalhadores na saúde no estado, também desconhecia o benefício das bicicletas compartilhadas para o funcionalismo municipal. Após o contato, fez uma consulta nas bases e retornou dizendo que, além de desconhecerem o benefício, muitos funcionários se mostraram interessados em aderir aos planos gratuitos. “No mínimo tinha que ser oferecido para pessoas que pegam coletivos num momento desses”, sugeriu.

O gabinete do secretário da Assistência Social, cuja pasta tem aproximadamente 1.000 servidores ativos, foi na mesma linha da Saúde. “Reitero a manifestação da Secretaria, infelizmente a proposta não atende a SMADS”, escreveu a analista técnica Thais Vieira em email enviado em 17 de abril.

Quem também não recebeu qualquer informação do benefício da Tembici foram os aproximadamente 18 mil servidoras da Educação, que na maioria continuam se deslocando para os locais de trabalho. Uma coordenadora pedagógica que dá expediente diariamente em uma emei na região da Vila Mariana, disse que não recebeu qualquer informação, mas que gostaria de ter acesso ao benefício.

Na comunicação da secretaria do Turismo, a resposta não permite inferir se os funcionários foram consultados, mas a pasta mostrou medo deles se machucarem no percurso. “Informo que esta Pasta não tem interesse na aceitação da referida proposta, tendo em vista que a grande maioria dos nossos servidores residem distante da Prefeitura, tornando-se inviável o uso de bicicletas, e ainda, devido à idade média dos mesmos, podendo acarretar sérios problemas de saúde e segurança pessoal, pois, em caso de alguma ocorrência, a Prefeitura seria responsável por esta locomoção”

Nos emails da Controladoria Geral e Procuradoria Geral do Município também não constam informações sobre terem consultado os funcionários. Limitaram-se a dizer que a proposta não atende às necessidades das pastas.

Cinco secretarias não só informaram os servidores e servidoras das doações como houve interesse deles. Verde e Meio Ambiente – 15 funcionários; Licenciamento – 150; Tecnologia – 10; Direitos Humanos e Cidadania – 80; Finanças – 8.

Vale dizer que a cidade de São Paulo tem aproximadamente 120 mil pessoas na folha de pagamento em atividade. O Sindsep estima que só na rede básica da Saúde são 57 mil e que pode chegar a 70 mil com os terceirizados.

Veja os documentos usados nesta reportagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: