Foram as mulheres que impulsionaram o uso da bicicleta na Espanha

Alberto Vela European Cyclist Federation

O Barômetro da Bicicleta de 2019 na Espanha foi elaborado pela Rede de Cidades pela Bicicleta e mostra que o uso de bicicletas aumentou 2 pontos percentuais no país desde 2017. O aumento foi impulsionado por mulheres que fizeram o índice de uso crescer seis pontos percentuais nos últimos dois anos, em contraste com o impasse sobre o ciclismo entre homens espanhóis.
A bicicleta está gradualmente se tornando mais popular no sul da Europa. O caminho é longo e o ponto de partida está bem longe dos vizinhos do norte, tanto em termos de infraestrutura quanto de eficiência. Mas a Espanha está melhorando rapidamente as estatísticas e as mulheres são as responsáveis ​​por esse aumento nos últimos anos.

Em 2017, 59,1% dos homens e 37,4% das mulheres usavam bicicletas com frequência. No entanto, em 2019, a proporção de homens permaneceu a mesma (58,9%), enquanto a das mulheres aumentou seis pontos (42,8%).
A bicicleta alcançou uma posição sem precedentes: mais da metade dos espanhóis entre 12 e 79 anos (50,7%) a utilizaram com certa frequência no ano passado. Um recorde que não seria compreendido sem a inclusão de mulheres no ciclismo: se o uso da bicicleta cresceu dois pontos desde 2017 na Espanha, é porque mais e mais mulheres estão andando de bicicleta. Como mostra o mais recente barômetro de bicicleta na Espanha, a diferença de gênero entre os ciclistas diminuiu 16 pontos desde 2010.

Evolução do uso de bicicletas por homens e mulheres na Espanha em % da população

Ciclismo ganha terreno em cidades médias
O Barômetro de Bicicleta, elaborado pela RCxB (membro do grupo de especialistas da Rede de Cidades e Regiões da ECF ), também revela que o compartilhamento de bicicletas está funcionando em muitas cidades espanholas comprometidas com esse sistema. Atualmente, mais de três milhões de espanhóis usam algum tipo de bicicleta pública.

Não apenas o conhecimento sobre o serviço aumentou 4,4% nos últimos dois anos, mas também o uso. Uma em cada cinco pessoas que conhecem o serviço o utiliza. Esse número cresceu 5,1% em relação a 2017.

É em cidades de tamanho médio, com um bom sistema público e uma infra-estrutura adequada para ciclismo, onde a bicicleta é mais bem-sucedida na Espanha. O estudo mostra uma proporção maior de usuários de bicicleta em Sevilha (59,7%), Zaragoza (58,1%) e Valência (55,77%) do que nas duas principais cidades espanholas: Barcelona (51%) e Madri (47%). No entanto, nas grandes cidades, existe um amplo entendimento sobre as vantagens da bicicleta. Madri e Barcelona se apresentam como locais onde o ciclismo se torna mais desconfortável, mas também onde o uso da bicicleta é visto como a opção mais econômica.

A maioria dos cidadãos espanhóis (91%) acha que as prefeituras deveriam criar vagas para bicicletas, principalmente em estações e pontos de transporte público, mas também em prédios públicos e privados (87%).

Educação sobre segurança viária, um assunto pendente
A bicicleta passou por um avanço generalizado nas viagens diárias, como ir ao trabalho, estudar e outras viagens diárias. O aumento mais significativo no uso de bicicletas está em viagens para escolas e universidades (8,6% desde 2017). No entanto, ainda existe um sentimento geral de falta de educação em segurança rodoviária entre os espanhóis.

Em 2019 pela primeira vez a maioria de espanhóis acredita que ciclistas não estão respeitando os pedestres (gráfico à esquerda)

Há uma crescente percepção de incivilidade por parte dos ciclistas em relação aos pedestres. 51% dos espanhóis consideram que os ciclistas não respeitam os pedestres, uma tendência que aumentou 17% desde 2010. Por sua vez, 54,0% consideraram que os veículos a motor também não respeitavam os ciclistas. A disseminação de bicicletas nos espaços públicos está criando uma mudança de comportamento na Espanha, e o grande trabalho de organizações como RCxB e ConBici está sendo essencial para essa melhoria.

Artigo Original: https://ecf.com/news-and-events/news/women-boost-bicycle-use-spain

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.