Se uma lei do vereador Ricardo Nunes do MDB for aprovada, todos os táxis e carros de aplicativo que rodam em São Paulo serão obrigados a carregar suporte para bicicleta. O projeto de lei 503/2019 já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Vereadores e agora aguarda parecer da Comissão de Política Urbana.
A justificativa: “acreditamos que a possibilidade de carregar bicicletas no transporte individual de passageiros por táxi e/ou por aplicativo, em pontos onde não é possível trafegar com elas fará com que muitos munícipes sintam-se atraídos por mais esse meio de transporte”, diz o Nunes.
O projeto prevê multa inicial de R$ 500,00 e se não for cumprido em até 30 dias, terá mais R$ 100 de multa diária.
Quem também está pedalando leis é o vereador Eduardo Tuma do PSDB. Ele desengavetou um projeto de 2015 para permitir o batismo de ciclovias nas principais avenidas de São Paulo. A justificativa do PL 570/2015 é permitir que comunidade possa ter identidade com o local.

“Dará a oportunidade de, através desta iniciativa, homenagear homens e mulheres de relevância histórica para a Sociedade Paulistana”, escreveu Tuma no projeto. O projeto já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Política Urbana.
Vale lembrar que em setembro deste ano a Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara realizou uma audiência pública com ciclistas de São Paulo na qual foi cobrada a apresentação do Plano Cicloviário que a Prefeitura de São Paulo prometeu, mas ainda não divulgou.
Não registrou-se a presença nem de Nunes, nem de Tuma.