Quando o tricampeão da liga americana de basquete LeBron James estava na quarta série do ensino fundamental ele ficou 83 dias sem ir para a escola, pois a família dela estava sem carro.
Não que ele gostasse muito de ir para a escola naquela época. James disse à BBC que era uma época com dias e noites vazias.
O que salvou a infância dele foi a bicicleta, pois oferecia proteção contra a violência encontrada em certas regiões do bairro onde morava, em Akron, estado de Ohio, EUA.
“Mas, ao mesmo tempo, ela me dava liberdade para explorá-lo”, relembrou James.
Por isso, todas as 240 crianças matriculadas na Escola Eu Prometo recebem uma bicicleta. A escola é uma parceria entre a fundação criada para administrar o dinheiro do astro do basquete e a administração municipal de Akron.
Outra ação que LeBron tomou para ajudar crianças desprivilegiadas a enfrentar a vida é o programa Rodas para a Educação (Wheels for Education), que doa regularmente material escolar, acesso a computadores e bicicletas como parte de um sistema desenhado para manter crianças motivadas para fazerem as tarefas escolares em casa e alcançar boas notas.