A última contagem de veículos realizada em 30 locais da City de Londres (centro financeiro da Capital da Inglaterra) aconteceu em 23 novembro de 2022, em condições climáticas de chuva e vento e mostra que bicicletas e patinetes (ciclos) são 40% do tráfego individual rodoviário nos horários de pico da manhã e da noite e respondem por 27% do total de veículos contados entre 7 da manhã e 7 da noite (quadro 1).
O resultado está em um relatório remetido ao comitê de transporte da Câmara de Vereadores, responsável por medidas de reordenamento do trânsito. Na comparação com 2019, as bicicletas foram os únicos modais a superar os níveis pré-pandemia e ainda subiram 2% na contagem de 24 horas e surpreendentes 35% no período das 19 horas à meia-noite. (quadro 2 )

Já o uso dos outros modais caiu. O número de pedestres, principal meio de deslocamento na City, só chegou a 63% da contagem pré-pandemia. Mesmo assim, tal como em 2019, as pessoas caminhando representaram mais da metade de todas as observações de contagem durante os horários de pico (quadro 3).
Já a circulação de automóveis particulares, que vêm caindo por causa das medidas restritivas tomadas pela administração local, é apenas 80% da contagem pré-Covid19.
A pesquisa de tráfego é realizada aproximadamente a cada dois anos desde 1999. Até 2015, ocorria no horário entre 7 e 19 horas. Desde 2016, é realizada durante 24 horas e conta pedestres e veículos.
A Cidade de Londres é um dos distritos da Grande Londres que fica na região mais movimentada da metrópole. Com área de 2,9 quilômetros quadrados, abriga 8 mil residências, recebe 513 mil passageiros por dia e 10 milhões de turistas por ano. É também conhecida por City ou Square Mile (Milha Quadrada)
O relatório também trouxe as seguintes conclusões:
Dados de contagem retirados de 12 locais desde 1999 mostram que os volumes de veículos motorizados continuam diminuindo e os volumes de ciclos (bicicletas) continuam aumentando. O volume de veículos motorizados caiu 64% desde 1999, enquanto o volume de bicicletas aumentou 386%.
Os dados de 2019 e 2022 mostram que o volume de táxis na cidade está próximo ou próximo dos níveis pré-pandêmicos durante o pico da manhã e começa a diminuir a partir das 11h. Os volumes de táxi são consideravelmente menores após o pico da noite e diminuem significativamente entre 18:00 e meia-noite.

Foto da abertura by Eric Luskin.
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

