Vendas da Dorel Sports, dona da Caloi, cresceram 43% no primeiro trimestre de 2021. No Brasil, faltam produtos

Cresceu 43% o faturamento da Dorel Sports no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. O valor em vendas da dona das marcas Caloi e Cannondale alcançou US$ 270,31 milhões entre janeiro e março deste ano e é o oitavo trimestre consecutivo de crescimento na receita, informou o departamento de relações com investidores da Dorel Industries.

“Excluindo o impacto das taxas de câmbio em relação ao ano anterior, a receita orgânica (faturamento) melhorou aproximadamente 41,5%”, explicou a empresa em nota enviada na manhã de sexta-feira, 7/5/2021.

A “inabalável” demanda por bicicletas em todas as praças fizeram o lucro bruto engordar 72,8%, para US$ 61,9 milhões mas algumas dificuldades, apesar de vencidas, continuam a assustar. “O segmento superou os desafios da cadeia de suprimentos, notadamente a falta de disponibilidade de remessa para fora da Ásia e a escassez de componentes para bicicletas, mas os fortes ventos contrários continuarão desafiadores”, previu a empresa.

Cannondale, sem precedentes

Uma demanda “sem precedentes” pela marca Cannondale fez com que as vendas da divisão Caloi fossem fortes em todos os canais (lojas físicas e eletrônicas), com melhoria do mix de produtos.

As receitas da divisão Pacific Cycle (Mongoose e Schwinn) também cresceram, mas os custos de logística impactaram as margens de lucro.

Segundo a empresa, o resultado poderia ser ainda melhor não fosse a escassez produtos que resultou em uma ligeira queda nas vendas no Brasil. Mesmo assim as vendas de bicicletas em quase todos os países cresceram mais de dois dígitos.

Aumento de preços

A Dorel revela que as margens brutas foram pressionadas por aumentos no frete marítimo e doméstico, custos crescentes de matérias-primas e componentes de bicicletas e o impacto do enfraquecimento do dólar americano em relação ao yuan chinês.

Em vários mercados, ela foi obrigada a aumentar os preços aos consumidores para poder manter as contas em ordem.

Mesmo assim, a margem de lucro bruto cresceu 390 pontos-base para 22,9%, (era 19,0% em 2020) devido à absorção de volume favorável no aumento de unidades expedidas e impactos positivos do câmbio estrangeiro nos mercados internacionais.

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