João Dória ganha ciclofaixa na porta de casa e vai pedalar em segurança até a ciclovia da CPTM

Na semana passada, em um grupo de whatsapp só de ativistas da mobilidade paulistana, chega a seguinte mensagem: “Adivinhem qual governador gestor vai ganhar uma ciclovia na porta de casa!” Junto ao texto, ele anexa uma foto da casa de João Dória Junior na rua Itália, Jardins, em frente da qual esta sendo instalada uma ciclofaixa bidirecional. É possível ver as marcações no asfalto onde já há um pedaço pintado de vermelho.

Traçado da nova ciclofaixa que liga a casa do governador na rua Itália até a ciclovia da Faria Lima

O grupo fica em polvorosa: um ciclista lembra de uma reportagem de 2015 da Folha de S.Paulo , que acusava a prefeitura de estar beneficiando a família de Jilmar Tatto, então secretário de Transportes da Capital, ao fazer o desvio de uma ciclovia na Rua Alexandre Dumas, em Santo Amaro. Segundo a reportagem, a CET teria feito um desvio para que a ciclofaixa não atrapalhasse o comércio naquele trecho da rua, local onde familiares de Tatto possuem imóveis.

Casa do governador João Dória (muro branco) na Rua Itália: marcação em vermelho da futura ciclofaixa.

Sem reclamações

No caso da ciclofaixa na rua do governador, não haverá reclamação. Primeiro, por ser área estritamente residencial. Não há comércios de rua. Segundo, porque João Dória vai poder sair da garagem de casa de bicicleta e usar a estrutura cicloviária para chegar em segurança na ciclovia da CPTM que fica na margem leste do Rio Pinheiros, via Parque do Povo, distante 1,5 quilômetro dali. Ele vai sair pedalando da Rua Itália, descer pela rua Irlanda contornando a Praça Buritama e conectar-se à ciclovia da Faria Lima. De lá, pode pegar a ciclofaixa na rua professor Artur Ramos, paralela à avenida Cidade Jardim, e chegar na entrada do parque, onde há uma ciclopassarela que acessa a ciclovia da marginal.

Shopping ao ar livre

A ciclovia da CPTM é nova queridinha do João Dória, que esteve no local em 5 de dezembro com o prefeito Bruno Covas para inaugurar as obras de revitalização. O trecho que vai do Parque Villa Lobos até a Ponte Estaiada recebeu piso novo, totens de marcação de quilometragem e quiosques de café e suplementos para ciclistas. O local foi recentemente concedido à iniciativa privada como parte do programa de desestatização da CPTM. Quem cuida do local é a Farah Services e quem está patrocinando é o Banco Santander.

Dória (esq) e Covas inauguram placa na ciclovia da CPTM. Foto do Facebook do governo estadual

Ela também faz parte de um projeto do governo do Estado que vai investir R$ 1,5 bilhão na despoluição do Rio Pinheiros. Há um quiosque da Sabesp no acesso da estação Vila Olímpia com informações sobre as obras. Além da despoluição, a margem leste do rio receberá um boulevard, onde hoje funciona a Usina de Traição, debaixo da ponte dos Bandeirantes. Ali será construído um complexo de entretenimento com cinema, restaurantes e um shopping center ao ar livre.

Não é prioridade

Ter uma ciclofaixa na rua Itália não é considerada uma das prioridades para ciclistas. Na oficina temática realizada em 2019 pela CET para colher dados que deveriam definir os locais para novas vias segregadas, em primeiro lugar apareceu a Avenida Rebouças (que já recebeu ciclofaixa) e depois vieram as transposições do Rio Pinheiros nas pontes da Eusébio Matoso, Cidade Universitária , Cidade Jardim . Até o momento, a secretaria de Mobilidade e Transportes ainda não tem previsão para iniciar a concorrência que contrataria as empresas para realizar essas obras.

Prioridades cicloviárias eleitas por ciclistas na região de Pinheiros. Fonte: CET

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.