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Produção de bicicletas só vai se normalizar em meados de 2021, diz Abraciclo. Faltam sistemas de freio e câmbio.

A associação que reúne montadoras de bicicleta da Zona Franca de Manaus divulgou nota sobre produção até outubro deste ano. Apesar da alta demanda de pedidos, as empresas não conseguem entregar o produtos por falta de peças como sistemas de freio e câmbio produzidos por fornecedores globais localizados sobretudo na China e em Taiwan. Com isso, as fabricantes que formam a Abraciclo produziram neste ano 562.224 unidades, número 31,4% menor do que a produção realizada de janeiro a outubro de 2019 de 820.040 unidades.

.“A falta de insumos é o nosso principal gargalo. Estamos enfrentando falta de alguns componentes como sistemas de freios e de transmissões, por exemplo, que impossibilitam dar conta da demanda”, afirma o vice-presidente do segmento de Bicicletas, Cyro Gazola. O executivo explica que muitos fornecedores globais de componentes não conseguem atender aos pedidos crescentes vindos de vários países.  “Isso tem gerado dificuldade na montagem e, consequentemente, a falta de alguns modelos no mercado”, afirma.

Já a comparação mensal mostra recuperação na produção. Em outubro foram produzidas 98.330 bicicletas, volume 10,2% superior ao registrado em setembro deste ano (89.209 unidades) mas ainda 15,5% menor ante as 116.301 unidades produzidas em outubro de 2019. 

RESULTADOS POR CATEGORIA

Os principais destaques em outubro foram as categorias Urbana/Lazer e Mountain Bike (MTB). A primeira foi a que registrou o maior aumento percentual, de 16,9%.  Foram produzidas 38.082 unidades ante 32.588 registradas em setembro.

Já a MTB alcançou o melhor resultado em números absolutos, com a fabricação de 46.303 bicicletas. O volume é 6,3% maior na comparação com setembro (43.567 unidades) e 10,6% inferior ante as 51.818 produzidas em outubro do ano passado.

Confira a seguir o comparativo de produção por categoria:

Fonte: Associadas da Abraciclo

MTB liderou ainda o ranking das categorias mais produzidas no acumulado do ano, com 298.560 unidades e 53,1% de participação. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (195.329 bicicletas e 34,7% de participação). Na sequência vieram, pela ordem, a Infantojuvenil (56.884 unidades e 10,1% de participação), Estrada (7.659 unidades e 1,4% de participação) e Elétrica (3.792 unidades e 0,7% de participação).

DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO

A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas fabricadas pelo Polo Industrial de Manaus em outubro. No total, foram 57.703 unidades, correspondendo a um aumento de 35% na comparação com setembro do presente ano (42.754 unidades) e redução de 11,2% em relação a outubro de 2019 (64.960 bicicletas).

Em segundo lugar ficou a região Sul, que recebeu 19.298 bicicletas. Esse volume correspondeu a uma queda de 14,7% na comparação com setembro (22.613 unidades) e de 31,9% ante as 28.323 bicicletas registradas no mesmo mês do ano passado.

Na sequência do ranking, veio a região Nordeste, com 13.676 bicicletas. Na comparação com setembro (15.130 unidades), houve retração de 9,6% e em relação a outubro do ano passado (14.544 bicicletas), a queda foi de 6%.

Em seguida, ficou com a região Centro Oeste que recebeu 4.439 unidades, redução de 3,7% na comparação com setembro do presente ano (4.610 bicicletas) e de 24,7% em relação a outubro de 2019 (5.894 unidades).

A região Norte ficou com 3.214 bicicletas. Esse volume foi 21,6% menor ante as 4.102 unidades registradas em setembro e 24,6% maior na comparação com outubro do ano passado (2.580 unidades).

Essas posições foram mantidas no ranking do acumulado do ano. A região Sudeste recebeu 301.232 bicicletas, o que representa 53,6% do total distribuído. Na sequência, vieram as regiões Sul (109.456 unidades e 19,5% do volume total), Nordeste (87.275 unidades e 15,5%), Centro Oeste (36.251 e 6,4%) e Norte (28.010 e 5%).

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