cidades

Bradesco Seguros desiste de patrocinar ciclofaixa de lazer e Uber foi sondado para assumir

A Bradesco Seguros desistiu de patrocinar a ciclofaixa de lazer de São Paulo, um investimento de quase 20 milhões de reais que cobre os custos com a segregação de 124 quilômetros espalhados pela cidade aos domingos de feriados. Em termos jurídicos, o serviço está sendo prestado de forma precária e deve ser encerrado até o final de agosto.

A decisão, que ainda não foi confirmada oficialmente pela empresa ou prefeitura, mas que este Jornal Bicicleta apurou como certa, tem uma história que se arrasta desde o encerramento do primeiro termo de cooperação assinado em abril de 2015 e que, de acordo com a Lei Cidade Limpa, vigora por três anos sem possibilidade de renovação automática.

De acordo com as publicações no Diário Oficial do Município, a Bradesco Seguros manifestou interesse em continuar patrocinando as atividade da ciclofaixa paulistana em março do ano passado  e a autorização foi dada pela SMT em 28 de março.

O processo, no entanto, foi suspenso em 28 de abril de 2018 pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Edson Simões, que apontou mais de uma dezena de irregularidades e solicitou a correção pela SMT. A auditoria do TCM, dentre outras pendências, informou que o processo “não observou os princípios constitucionais da Administração Pública, previstos no art. 37 da Constituição Federal, dada a ausência de parâmetros mínimos para elaboração de proposta, de critérios objetivos de julgamento, bem como de valor estimado”.

Entre eles, mostrou  que o Termo de Cooperação não descriminava a execução ou manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, ou ainda conservação de áreas municipais, como exige o artigo 50 da LM 14.223/06 e solicitou ainda o detalhamento dos custos.

Outra questão que pegou foi a forma de contratação do pessoal que monitora e orienta o cruzamento de ciclistas nas faixas de pedestres e cruzamentos. No termo, essa contratação de fiscais e agentes seria realizada de forma voluntária. “Não constam da proposta a quantidade de fiscais e agentes envolvidos, a natureza da relação jurídica estabelecida entre estes e o proponente ou o valor de sua eventual remuneração. Não é razoável que a proponente assuma a responsabilidade pela operacionalização da ciclofaixa contando com trabalho voluntário de fiscais e agentes”, entendeu o conselheiro.

O TCM deu assim 15 dias para correção dos problemas, mas a administração municipal não cumpriu o prazo e para que a atividade não fosse interrompida dado o vencimento do termo de cooperação firmado em 2/4/2015, publicou no Diário Oficial uma autorização de funcionamento a titulo precário. No entanto, não resolveu as pendências informadas pelo TCM, que publicou despachos sobre a permanência de irregularidades em três ocasiões ao longo de 2018 (maio, agosto, novembro).

Durante o primeiro semestre de 2019, o assunto ficou congelado e só em 3/7/2019 o conselheiro submeteu ao plenário o pedido para retomar o certame, o que foi aprovado. Assim, revogou a autorização precária e enviou oficio à SMT comunicando a decisão. Porém, solicitou que a secretaria solucionasse as pendências do processo de licitação que ainda permaneciam.

Uma delas e talvez a principal é relativa a composição dos custos. A empresa, por intermédio da agência de publicidade F&Q Brasil chegou a enviar uma planilha em junho de 2019, mas a secretaria entendeu que os números precisariam ser mais detalhados.

Dessa forma, a área jurídica da secretaria enviou em 10/07/19 um ofício para a área técnica informando da retomada do chamamento e solicitando que entrassem em contato com a seguradora a fim de saber se continuariam no processo. Para isso, além do detalhamento da composição de preços relativa ao valor do investimento exigiu que informasse qual o procedimento em relação  à divulgação da marca em materiais e brindes e também quanto à divulgação das atividades da ciclofaixa nos meios de comunicação em massa.

Uber é sondado

Com a desistência da Bradesco Seguros, a prefeitura está correndo atrás de outro patrocinador e o Uber é um dos candidatos segundo o site do jornalista Claudio Humberto, Diário do Poder.

“Além da trapalhada nos patinetes, a secretaria de Transportes de São Paulo se esforça para perder o patrocínio de R$20 milhões anuais do Bradesco para a ciclofaixa. Negócio já oferecido por uma empresa de organização de tráfego, com amigos da secretaria, ao aplicativo Uber”, escreveu em 31 de maio de 2019.

Foto: ciclofaixa de lazer na Avenida Paulista – 4-8-2019 – Ivson Miranda – Movimento Conviva

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Silvia e Nina

de BICICLETA todos os dias pela cidade de São Paulo desde 1989

Bicicletismo

O primeiro site sobre bicicleta & ciclismo em Foz do Iguaçu - PR

Revista Bicicleta

Viva a bicicleta!

Emotional Cycling

Redescobrindo emoções através do ciclismo.

VIVIMETALIUN

Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin.

Bicicletada Curitiba

A rua é de todos!

BICYCLE DUTCH

All about cycling in the Netherlands

Europe Bike Travel

Sharing Experiences traveling by bicycle.

Bike Zona Sul

Nosso norte é o Sul!

Bike aos pedaços

Notícias do mundo da bike, avaliações, informações, lançamentos, dicas e novidades

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

Humberto Abdo

Repórter cultural em São Paulo

maismaismedicina

blog para a divulgação e discussão de temas médicos de interesse geral

Jornal Bicicleta

Notícias sobre cultura e mercado da bicicleta

Discover

A daily selection of the best content published on WordPress, collected for you by humans who love to read.

Longreads

The best longform stories on the web

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: