ECF mostra que ciclismo gera 150 bilhões de euros por ano na União Europeia

A Federação Europeia de Ciclismo -ECF acaba de publicar o relatório, Benefícios do ciclismo: descobrindo o potencial para a Europa para pressionar a União Europeia a elaborar uma estratégia integrada para maximizar os benefícios do ciclismo.

O estudo mostra que o ciclismo produz benefícios de 150 bilhões de euros por ano, abrangendo todos os atuais 28 estados membros da UE. Não são apenas benefícios econômicos derivados diretamente do ciclismo, como o cicloturismo ou o comércio de bicicletas e acessórios, mas também em áreas como meio ambiente, saúde pública e transporte.

A saúde constitui o maior componente individual. Pessoas vivendo mais tempo e com mais saúde geram economia de 73 bilhões de euros por ano em toda a UE. Outros 5 bilhões de euros são salvos com menos absenteísmo do local de trabalho. Ou seja, quem pedala falta menos ao trabalho.

Já o cicloturismo movimenta 44 bilhões de euros por ano e o mercado de bicicletas 13,2 bilhões. Já a redução de congestionamentos em ruas e estradas proporciona retorno de 6,8 bilhões de euros por ano. A economia nos custos de fabricação ou manutenção de automóveis e outros veículos são de 2,9 bilhões de euros.

No que diz respeito aos benefícios ambientais, as reduções das emissões de CO2 são avaliadas entre 0,6 e 5,6 bilhões de euros por ano. A redução na poluição atmosférica economiza 435 milhões de euros e a redução da poluição sonora ,300 milhões de euros.

O relatório da ECF deve agregar mais argumentos para que a UE incentive ainda mais o uso da bicicleta nos 28 países membros. Recente estudo da Comissão Europeia quantificou em 800 bilhões de euros os custos negativos para o meio ambiente e a saúde devido ao uso do transporte rodoviário motorizado indiscriminado.

“Os benefícios do ciclismo aparecem não apenas em campos específicos e isolados como transporte ou meio ambiente mas também em outros domínios nos quais UE também tem competências, como política industrial, emprego, saúde e política social”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.