A administração do Centro Cultural São Paulo, ligada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, comunicou aos voluntários e voluntárias da Oficina Mão na Roda que não mais cederá a espaço para as atividades de manutenção gratuita de bicicletas que acontecia no local desde 2014 e que estavam interrompidas desde novembro do ano passado devido a obras de impermeabilização.
Segundo apurei, a administração Ricardo Nunes irá sublocar alguns espaços do prédio localizado na Rua Vergueiro para atividades que possam gerar receita (tipo privatização mesmo), o que não é o caso da Mão na Roda, uma iniciativa sem fins lucrativos que estimula a cultura ciclística por meio da aproximação de pessoas que gostam de ensinar mecânica com aquelas que gostariam de ter mais autonomia em relação à manutenção da própria bicicleta.
Além disso, outra atividade ficará sem espaço: as Rodas de Conversas mantidas pela Ciclocidade. Elas aconteciam regularmente nas noites de quinta-feira e propiciavam um debate aberto sobre utilização da bicicleta como meio de transporte e o direito à cidade.
Alternativas
Ainda que algumas atividades da Mão na Roda tenham acontecido de forma esporádica na Casa do Povo, no bairro do Bom Retiro, o futuro da oficina é incerto. Uma reunião com voluntários realizada na semana passada acabou sem definir o que será feito em relação à perda do espaço. Houve sugestão de que a oficina migrasse para o espaço do Eureka Coworking num prédio avenida Paulista, onde já é a sede da Ciclocidade, mas nada ficou decidido.
Eu procurei o Centro Cultural São Paulo para saber a resposta oficial sobre o assunto. Ainda não obtive resposta.
O que é a Mão na Roda
Segundo o site da Ciclocidade, a Oficina Mão Na Roda surgiu em meados de 2010 pela iniciativa de ciclistas inspirado(a)s em oficinas semelhantes pelo mundo. É um coletivo horizontal independente, sem vínculos governamentais ou privados, e auto-gerido pelo(a)s participantes.
Por convergência de valores e objetivos, formamos parceria com a Ciclocidade, participação que garantiu ao coletivo mais visibilidade e alcance sem a perda da autonomia e independência que sempre caracterizaram a Oficina Mão Na Roda, assim como é um reforço às propostas da Associação, trazendo benefícios mútuos.
A Mão Na Roda tem o objetivo mais amplo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, sendo ponto de encontro para conversas sobre o uso do espaço urbano, modais ativos, legislação e novas iniciativas cidadãs, além do aprendizado da manutenção básica de bicicletas visando maior autonomia do ciclista.
A oficina mecânica é realizada por voluntário(a)s, sendo um espaço inclusivo e colaborativo. Dispõe de ferramentas e orientação gratuita para que o(a) usuário(a) faça a manutenção na própria bicicleta.
Crédito da foto: Foto: Bill Szilagyi/Cristina Peres.
*Correção: a oficina começou a funcionar no Centro Cultural em 2014 e não em 2010, como informado inicialmente. O texto foi atualizado.
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Só corrigir uma informação , o mão na roda funciona no centro cultural desde 2014 e não 2010
CurtirCurtir
Grato pela correção. Texto atualizado.
CurtirCurtir