Pagamento e Cerimônia do Prêmio Bicicleta Brasil 2024 devem acontecer em fevereiro

O secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dênis Andia, informou em sua conta do Stories do Instagram sexta, 17/01, que a Cerimônia do Prêmio Bicicleta Brasil e “está se desenhando para fevereiro”.

A informação conclui, por hora, uma dúvida que pegou as associações, institutos, escolas, governos e empresas que enviaram os projetos relacionados ao uso da bicicleta como transporte para concorrerem às premiações em dinheiro e/ou simbólicas que o edital previu nesta primeira edição do prêmio que visa reconhecer e divulgar boas práticas que colocam a bicicleta como ferramenta para melhorar a mobilidade urbana.

Oficina de pintura de bicicleta realizada no Bike Arte Gira, setembro de 2019 no Jardim Lapena, Zona Leste de São Paulo
Oficina de pintura de bicicletas com professor Birigui durante Bike Arte Gira 2019, realizado no Jardim Lapena, Zona Leste de São Paulo – Foto Rogério Viduedo

Inicialmente, a cerimônia estava marcada para 10 de dezembro em Brasilia e foram convidados e convidadas representantes das 76 inciativas habilitadas. Elas passaram a ter o direito de usar Selo Bicicleta Brasil independentemente da premiação.

Alguns dos participantes do prêmio teriam os custos com passagem aérea e ude hospedagem por um noite em Brasília pagos pelo Ministério das Cidades. Este Jornal Bicicleta é uma dessas iniciativas. Faltando 13 dias para a cerimônia, no entanto, quem já tinha o bilhete emitido recebeu uma mensagem automática da central de passagens do ministério cancelando-as.

Um parecer da assessoria jurídica do ministério justificou o cancelamento baseado em cautela: “por haver dúvida sobre o enquadramento dos participantes na condição de colaborador eventual”.

A União de Ciclistas do Brasil (UCB) enviou um ofício ao Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho pedindo uma reunião para defenderem o prêmio e demais iniciativas de incentivo à bicicleta que constam na Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici).

“Essa situação gera incertezas entre os vencedores e compromete o impacto positivo que a iniciativa pode oferecer” diz o texto assinado por Jô Pereira, presidenta da UCB.

O Ministério das Cidades enviou a seguinte nota, confirmando a reportagem, mas sem estupular ainda as datas do pagamento ou da cerimônia, pois dependem da execução da burocracia do orçamento da União. Ao mesmo tempo, planejam tornar o prêmio uma celebração anual.

“Informamos que a cerimônia de premiação do Prêmio Bicicleta Brasil 2024, inicialmente prevista para ocorrer em dezembro, precisou ser adiada devido à inviabilidade jurídica do enquadramento dos participantes, como colaboradores eventuais para fins de emissão de diárias e passagens, na forma que o processo estava instruído. 

“Ainda há a expectativa de realizar a cerimônia, com a presença dos participantes do Prêmio. Estão sendo verificadas alternativas que viabilizem seu enquadramento como colaboradores eventuais. 

“Com relação aos pagamentos das premiações, os processos já estão instruídos, porém aguardamos a aprovação do orçamento de 2025. Também por esse atraso na liberação do orçamento, a cerimônia ainda não foi remarcada. Estima-se que em breve o orçamento seja aprovado e essas frentes possam avançar. 

Quanto à Edição 2025 do Prêmio, planeja-se que o concurso seja anual. O Edital de 2025 deve ser lançado nos próximos meses.

***atualização. No Instagram, o secretario só comentou sobre a realização do prêmio a ser realizado em fevereiro.

#jornalbicicleta

O selo do Programa Bicicleta Brasil foi concedido às iniciativas habilitadas à concorrerem ao Prêmio Bicicleta Brasil


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.