Shimano Fest 2024: esperança do mercado da bicicleta recuperar o lucro

A coletiva de imprensa que a Shimano América Latina  realizou para apresentar o conteúdo da Shimano Fest 2024 aconteceu  na manhã de 13 de março e denota o momento de incerteza pelo qual passa o mercado de bicicletas e componentes, que vive longos meses de retrações nas vendas e nos lucros. 

Dentre as cadeiras dispostas no salão de conferências do Eureka Coworking, há alguns lugares vagos. É fácil servir-se de um café ou pedaço de bolo, e o volume da conversa das cerca de 50 pessoas que estão no local não resulta em ter que falar muito alto para ser ouvido. É um clima bem diferente dos anos anteriores, quando a sala ficava lotada e havia uma percepção de que o uso da bicicleta entraria numa escalada positiva.

Naquela manhã, e também vale dizer que a facilidade de se assistir a apresentação pela internet pode ajudar a desmotivar uma ida até os altos da avenida Paulista, o público presente ao  evento era formado por alguns jornalistas e pessoas da mídia que cobre o setor juntamente com os fornecedores e parceiros. 

Entre os burburinhos, ouve-se gente falando das demissões da Tembici, da falência da Vela Bikes, da baixa expectativa de produção de bicicletas em 2024 do Pólo Industrial de Manaus, – anunciada no mesmo dia pela Abraciclo – e a total frustração com a expansão da malha cicloviária da cidade de São Paulo, cuja administração prometeu 300 km de novas faixas até o fim deste ano, mas só entregou 30. 

Mas não se pode culpar só o prefeito Ricardo Nunes pelo desalento das vendas de bicicletas. A retração na indústria acontece em quase todo o mundo. Com exceção da China, as pressões inflacionárias e o baixo otimismo do consumidor em países da Europa, América latina, Ásia e Oceania mantém as vendas em declínio desde que a pandemia de  Covid-19 foi encerrada em 2022. É o que disse o relatório aos investidores da Shimano, referente ao balanço de 2023.

Imagem mostra salão com cadeiras pretas e amarelas ocupadas por pessoas que acompanham apresentação no palco
Coletiva Shimano Fest: incertezas do mercado da bike

Como o Brasil não é uma das exceções, quem vive de vender bicicleta e componentes  talvez precisa apostar no único evento do gênero na região para baixar os estoques:, a Shimano Fest, que vem se tornando, inclusive, um evento democrático: até a SRAM, principal concorrente dela, vai participar do evento.

“Ela tem um impacto muito grande para o mercado”, diz John Magalhães (foto de abertura), gerente de marketing da Shimano Latin America, durante a apresentação.  “A gente consegue ativar num momento complicado, como foi o ano de 2023, e a missão é maior ainda neste ano, porque 2024 está muito desafiador”, admite.

O desafio está em ajudar a matriz a reverter a queda de 25% nas vendas líquidas em 2023, que foram de 536 milhões de dólares, incluindo o resultado do segmento de equipamentos de pesca, que responde por 17,8% desse total. No geral, a Shimano mundial obteve um lucro líquido de 74,86 milhões de dólares, uma queda de 52,3% em relação a 2022. 

A feira vai ser grande, como sempre, e espera-se pelo menos igualar as cerca de 50 mil pessoas que visitaram o Memorial da América Latina em 2023. Neste ano, o festival acontece de 15 a 18 de agosto, sendo que na quinta e sexta-feiras é aberto só para o mercado.

O conteúdo neste ano será baseado em três pilares: entretenimento, negócios e social e meio-ambiente, distribuídos em diferentes espaços. Vale destacar o passeio ciclístico organizado pela Santtu no domingo de manhã. Ele sai do Ibirapuera e reúne de 4 a 6 mil pessoas.

A Shimano Fest também dá o privilégio de assistir gratuitamente uma etapa da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator (XCE), que acontece no domingo. Vale visitar e levar crianças, pois terá espaço desenhado só para elas.

Rogério Tancredi, diretor comercial: “fortalecer a vivência sobre duas rodas”

“Mais que reunir os players do mercado, o Shimano Fest tem essa identidade de fazer algo em prol da bike. Há 13 edições levamos a experiência da bicicleta para diferentes segmentos da sociedade, trabalhando duro para que fique marcado na vida das pessoas. Trata-se de ir além do negócio, que é importante, claro, mas nunca deixamos de pensar no que estamos fazendo para fomentar e fortalecer a vivência sobre duas rodas, pois isso transforma o mundo”, explica Rogério Tancredi, diretor comercial da Shimano América latina.

Acesse o site da feira www.shimanofest.com.br


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