Segundo o mapa cicloviário que a Companhia de Engenharia de Tráfego da Cidade de São Paulo mantém na internet, houve uma “inauguração” de ciclovia da avenida Jaguaré em 19/06/2023 com 1.514 metros. Com eles, a administração Ricardo Nunes diz que entregou 23 quilômetros de nova infraestrutura cicloviária.
Essa obra não poderia ser adicionada.

A linha destacada em amarelo mostra o trecho incorporado à contagem dos 722 quilômetros que Secretaria de Mobilidade diz que a cidade possui em infra para bicicletas, mas que sabemos é muito menos, uma vez que existem vários quilômetros de ciclofaixas apagadas pelo tempo, conforme alertou o BicicleteirosBR.
O mapa mostra uma ligação entre a avenida Torres de Oliveira (abaixo e à esquerda) à Ponte do Jaguaré em uma bifurcação. Ela continua pelo canteiro central da avenida Queiroz Filho, do outro lado do Rio Pinheiros para se conectar às ciclovias existentes nas avenidas Professor Fonseca Rodrigues e Dr. Gastão Vidigal. A concretagem desse trecho ao lado do Parque Villa Lobos começou a ser entregue em novembro do ano passado e terminou em março deste ano, conforme colocamos nas redes sociais.
A obra nunca recebeu qualquer sinalização. No dia 24 de junho de 2023 (fotos a seguir) passei por lá e o status era o mesmo. Confirmei tudo de novo em uma visita no último domingo, 9/7/2023.
Quem fez a atualização do site da CET bem como aprovou a divulgação do press release deveria saber que a obra não está entregue. Nenhum trecho está sinalizado. Nem na avenida Queiroz Filho, nem na avenida Jaguaré (duas últimas fotos do carrossel acima). É uma obra inacabada.
E não tem nada na Ponte do Jaguaré que seja parecido com uma ciclovia. Mesmo assim, ela figura no mapa como concluída. A imagem a seguir mostra por onde os ciclistas estão passando. É um passeio estreito que, na verdade, serve como passagem de fios e é coberto por lajotas de concreto.

A Ponte do Jaguaré é tema recorrente nas reuniões da Câmara Temática da Bicicleta, instância anexa ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). No encontro virtual de junho, o coordenador do Plano Cicloviário da prefeitura, Dawton Gaia, disse que a ponte ainda estava aguardando um novo projeto. Uma transcrição do que ele falou está na imagem a seguir e toda a ata da pode ser baixada aqui.

Vale ressaltar que a Ciclovia da Ponte do Jaguaré é parte da concorrência 002/smt/2020, vencida pela Habitem Incorporação. Com isso, gerou-se o contrato 004/2022-Lote2 que incluem outros trechos, com valor inicial total de R$ 5,6 milhões (reajustado recentemente).
Esse contrato vem sendo prorrogado e atualmente tem prazo para ser finalizado em dezembro de 2023. Em carta arquivada no sistema da prefeitura em 13/06/2023, a empresa pede pede mais prazo, pois a prefeitura não teria emitido emitiu ordens de serviço de alguns trechos faltantes.


Não foi o caso da Ponte Jaguaré, cuja ordem de serviço (acima) foi emitida em maio de 2022, com valor de R$ 1,6 milhão, dos quais já haviam sido gastos R$ 588 mil, conforme consta da ata da reunião de março de 2023 do Fundurb.
Nessa prestação de contas, a representante da Secretaria de Mobilidade só diz que terminaram as obras da Ponte Cidade Universitária. Vale esclarecer que o Fundurb é a fonte do dinheiro para algumas transposições cicloviárias da cidade, como ciclopassarela Erika Sallum, ao lado da Ponte Eusébio Matoso, ligando o Butantã à Pinheiros cujo início de obra também está em compasso de espera

Uma fonte ouvida recentemente para outra matéria, me disse com muita propriedade que a “Ponte do Jaguaré está condenada”. Ele se refere ao fato dela ter sido alvo de um incêndio em 2019, o que abalou as estruturas. Por isso, estima que a prefeitura vai tentar postergar qualquer intervenção nela para não provocar maiores problemas em ano de eleição.
E isso faz sentido, quando a Jaguaré é uma das pontes que estão incluídas num programa de reforço estrutural da SP Obras, atualmente em fase de elaboração de projeto executivo.
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Moral da história. A prefeitura diz que entregou 1.5 km da Ponte Jaguaré, mas as provas de que não aconteceu nada disso estão ai, como mandam os manuais de jornalismo. Cabe ao departamento de comunicação da SMT retirar tal atualização e avisar a municipalidade do erro.
Deixo aberto aqui o espaço para qualquer manifestação da administração municipal. E pergunto: quando vão terminar a ciclovia da Ponte do Jaguaré?
RV
ATUALIZAÇÃO: Um dia depois da publicação dessa reportagem, a CET arrumou o mapa e retirou a estrutura da malha cicloviária.
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