A Gazeta de Pinheiros é um jornal semanal impresso de bairro fundado em 1956 que ainda circula na região Oeste de São Paulo. A direção dela é contrária à implantação da ciclovia da Avenida Rebouças, obra anunciada dias atrás pela Prefeitura de São Paulo.
Na capa da última edição, a manchete do semanário diz que a obra trará o caos para a circulação de automóveis e outros motores. Dentre a série de “motivos” sem fundamento que o jornal usa para justificar a opinião contrária à construção da infraestrutura que vai garantir a segurança de ciclistas, um é preocupante, pois baseia-se em uma informação que não foi checada.

Leia o trecho a seguir
“Butantã reclama “Também a comunidade do Butantã renega a ciclofaixa da av. Corifeu de Azevedo Marques, feita do lado esquerdo da via junto ao canteiro central, já que no lado direito prevalece o corredor de ônibus, que foi concebida na administração Haddad, sem nenhum estudo, muito estreita e que provoca acidentes fatais, tanto em ciclistas como em pedestres que transitam em direção a Osasco ou em sentido contrário. Um péssimo exemplo para a futura ciclofaixa da Rebouças.”
A afirmação sublinhada no texto acima diz que houve acidentes fatais com ciclistas na ciclofaixa da avenida Corifeu de Azevedo Marques devido à configuração da estrutura, semelhante à da Rebouças. Mas não há registro oficial.
A Gazeta poderia fazer um mínimo de jornalismo e checar o que vai publicar. O site do Infosiga, por exemplo, é a base de dados oficial do Governo do Estado de São Paulo que contém todas as ocorrências de trânsito com vítimas – fatais ou não – e também dos óbitos nas vias municipais e estaduais desde 2016. E está aberto para consulta de qualquer cidadão ou cidadã.
Lá não consta qualquer acidente com ciclistas no trecho localizado entre os números 4529 e 6298 da avenida Corifeu de Azevedo Marques – trecho onde há ciclofaixa. Todavia, no restante onde não há ciclofaixa, aconteceram seis ocorrências não-fatais com bicis, sendo três com automóveis e três com motocicletas.

http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/mapa/
Se obedecesse aos critérios jornalísticos, o redator ou redatora também buscaria na planilha do Infosiga o número de acidentes com ciclistas que aconteceram na avenida Rebouças.
Em 24 de setembro de 2017, por exemplo, consta o óbito de um homem de 57 anos por causa de uma colisão com automóvel. Mostra ainda que outros nove ciclistas passaram por algum apuro enquanto se deslocavam por lá e os acidentes sempre apresentam envolvimento de outro veículo.
O jornal pode se retratar do texto mal apurado. Uma série de comentários negativos foram escritos por leitores e leitoras na página do Facebook.
expor um ciclista nesse corredor e uma loucura.
Busque alternativa nas paralelas.
CurtirCurtir