França censura comercial de bicicleta que “desacredita o mercado automobilístico”

Por  Gersh Kuntzman – Do StreetsBlog

De acordo com a fabricante de bicicletas holandesa Van Moof, as autoridades francesas de mídia impediram que os veículos de comunicação exibissem o mais recente anúncio do modelo de bicicleta elétrica S3. Alegaram que as representações dos danos causados criam “um clima de ansiedade”.

O anúncio é bastante direto. Mostra um carro esportivo elegante como uma tela na qual são projetados os males dos sistemas de transporte: o tráfego, a poluição, a ineficiência espacial e a violência nas estradas. Em seguida, o carro derrete e o slogan da empresa surge: “Hora de montar o futuro”, acompanhado por um comentário que diz: “Está chegando um novo dia”.

O anúncio da Van Moof mostra carros derretendo.

Os quadros finais do filme mogtram a bicicleta parada, como a solução. Mas os consumidores franceses não conseguirão vê-lo, graças à decisão da Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade.

A Van Moof criticou a decisão da diretoria francesa independente em seu blog hoje e elogiou o anúncio, intitulado “Reflexões”.

“Ao inverter a linguagem visual de um anúncio de carro, apontamos para um mundo em que as pessoas são livres para escolher um tipo diferente de mobilidade, que beneficie tanto o ambiente quanto ele próprio”, disse a empresa.

“Infelizmente, a autoridade regulatória de publicidade argumenta que aspectos do filme ‘desacreditam o setor automobilístico … enquanto criam um clima de ansiedade’ ‘e proibiram a exibição do filme na televisão francesa.”

O anúncio faz parte de um pequeno movimento para substituir as imagens da cultura de carros com itens igualmente sexy para o transporte sustentável. Em 2016, a Stromer fez um anúncio que usou os argumentos da cultura automobilística contra ela mesma.

“O pessoal de marketing da Stromer copiou descaradamente um dos comerciais de carros mais persuasivos que estão sendo veiculados hoje: os comerciais Matthew McConaughey / Lincoln MKC”, escreveu Jonathan Maus em sua apreciação na Bike Portland.

“Observe como a música, a aparência, a sensação e até várias cenas do anúncio Stromer acima imitam o anúncio Lincoln abaixo. Observe o piano zumbido, a estrela bonita, confiante e rica se preparando para o trabalho, o alcance da tecla (que ele passa para o telefone) e assim por diante …

Link para publicação original: https://usa.streetsblog.org/2020/06/30/see-it-the-pro-bike-van-moof-ad-thats-too-hot-for-french-tv/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.