Por Gersh Kuntzman – Do StreetsBlog
De acordo com a fabricante de bicicletas holandesa Van Moof, as autoridades francesas de mídia impediram que os veículos de comunicação exibissem o mais recente anúncio do modelo de bicicleta elétrica S3. Alegaram que as representações dos danos causados criam “um clima de ansiedade”.
O anúncio é bastante direto. Mostra um carro esportivo elegante como uma tela na qual são projetados os males dos sistemas de transporte: o tráfego, a poluição, a ineficiência espacial e a violência nas estradas. Em seguida, o carro derrete e o slogan da empresa surge: “Hora de montar o futuro”, acompanhado por um comentário que diz: “Está chegando um novo dia”.
Os quadros finais do filme mogtram a bicicleta parada, como a solução. Mas os consumidores franceses não conseguirão vê-lo, graças à decisão da Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade.
A Van Moof criticou a decisão da diretoria francesa independente em seu blog hoje e elogiou o anúncio, intitulado “Reflexões”.
“Ao inverter a linguagem visual de um anúncio de carro, apontamos para um mundo em que as pessoas são livres para escolher um tipo diferente de mobilidade, que beneficie tanto o ambiente quanto ele próprio”, disse a empresa.
“Infelizmente, a autoridade regulatória de publicidade argumenta que aspectos do filme ‘desacreditam o setor automobilístico … enquanto criam um clima de ansiedade’ ‘e proibiram a exibição do filme na televisão francesa.”
“O pessoal de marketing da Stromer copiou descaradamente um dos comerciais de carros mais persuasivos que estão sendo veiculados hoje: os comerciais Matthew McConaughey / Lincoln MKC”, escreveu Jonathan Maus em sua apreciação na Bike Portland.
“Observe como a música, a aparência, a sensação e até várias cenas do anúncio Stromer acima imitam o anúncio Lincoln abaixo. Observe o piano zumbido, a estrela bonita, confiante e rica se preparando para o trabalho, o alcance da tecla (que ele passa para o telefone) e assim por diante …
Link para publicação original: https://usa.streetsblog.org/2020/06/30/see-it-the-pro-bike-van-moof-ad-thats-too-hot-for-french-tv/