
O Primeiro Ministro Francês, Edouard Philippe anunciou nesta semana que o governo vai investir 350 milhões de euros em infraestrutura cicloviária para triplicar a proporção de uso de bicicletas como meio de transporte no país. Dentre as medidas estão a construção de melhores ciclovias, bônus para ciclistas, medidas contra roubo de bicicletas e aulas de ciclismo para estudantes de escolas públicas.
Assim como no Brasil, as bicicletas são vistas mais como esporte e lazer do que como transporte, apesar da França ter o maior evento de ciclismo do mundo, o Tour de France.
Atualmente, a participação das bikes no transporte na França no transporte público é de 3%, menos da metade da média europeia e muito abaixo do norte da Europa. Na Holanda, chega a quase 30% o percentual de uso da bicicleta como meio de transporte diário.
“Planejamos triplicar a participação do ciclismo em 9% até 2024, quando recebermos as Olimpíadas”, disse ele em discurso realizado em Nantes.
O governo vai lançar um fundo para investir 350 milhões de euros em infraestrutura cicloviária nos próximos sete anos, mas segundo o Olivier Scheneider, da Federação Francesa de Usuários de Bicicletas, FUB, a promessa do presidente Emmanuel Macron era de 200 milhões de Euros por ano, mas espera que esse plano ajude de alguma maneira a estimular a bicicleta nas cidades francesas.
“Cinquenta milhões de euros por ano não transformarão a França na Holanda, mas é um começo”, disse Schneider.
O governo francês também ampliará os incentivos financeiros para o deslocamento de bicicleta. Philippe disse que todos os funcionários públicos receberão um incentivo fiscal de 200 euros por ano para andar de bicicleta para o trabalho, enquanto empresas privadas terão a opção de pagar a seus funcionários até 400 euros livres de impostos por ano.
Vale dizer que em São Paulo já existe uma lei aprovada que permite às empresas repassar o dinheiro do Vale Transporte para trabalhadores que se deslocam de bicicleta, mas ainda não foi regulamentada.
Para evitar o roubo de bicicletas, o governo implementará um sistema de gravação de identificação obrigatório para novas bicicletas e os novos edifícios terão que incluir estacionamento para bicicletas.
Philippe disse que as estações de trem também terão que oferecer estacionamento seguro para bicicletas, mas ele não disse nada sobre facilitar a utilização de bicicletas nos trens da SNCF, uma demanda importante dos grupos de ciclistas.
Artigo compilado da Reuters
Tradução minha mesmo.