Na foto abaixo, duas pessoas desbravadoras do direito à cidade: Renata Falzoni (PSB) e Nabil Bonduki (PT). A vereadora e o vereador na cidade de São Paulo anunciaram hoje a transformação oficial de vagas para os carros que eles têm direito na Câmara Municipal em 24 vagas de bicicleta aumentando o total para 32.
Um exemplo corajoso de provocar o estado carrista em que vivemos para que de alguma maneira as pessoas cheguem à conclusão de que o estilo de vida baseado em automóvel está fadado ao fracasso, pois não se sustenta nem eletrificado.
O momento é propício; é Dia Mundial Sem Carro, data criada pela cidade de Lyon, na França, em 1997 e há tempos reconhecida mundialmente. No Brasil há registro registros de atividades com esse propósito desde 2001 e em São Paulo, desde 2003.

Aqui em São Paulo, teve essa movimentação dos vereadores e teve outros eventos, tais como os passeios ciclísticos no domingo e o desafio intermodal da Zona Leste que aconteceu na sexta-passada. Devem pipocar outras ações pelo Brasil em celebrações tão utópicas quanto quaisquer outras que desafiam o status quo da Ditadura do Automóvel. É na utopia que reunimos forças para sair de casa, para viver.
Para saber mais, consulte o Observatório da Bicicleta.
Militar pela causa da mobilidade ativa é estar do lado oposto da opressão inflingida pelo carrocentrismo. Usando uma expressão do saudoso Mino Carta, “até o mundo mineral sabe” que a indústria automotiva não gera riqueza e progresso, pois para ela sobreviver, precisa-se de petróleo, precisa de minério de ferro, de terras raras, de muita energia para transformar a natureza em objetos deslizantes que pesam mais de duas toneladas e são usados para transportar uma pessoa e na maior parte do tempo estão parados ocupando espaço.
É uma utopia, mas vale a luta. Ainda que fracassemos, fracassaremos com músculos tonificados, sem diabetes, sem problemas no coração, desde que não sejamos atropeladas quando precisarmos cruzar as pontes sem ciclovia ou no caso de usar ciclofaixas que são invadidas por motociclistas.
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
