Trump quer cortar dinheiro de projetos de ciclovias e outras infraestruturas verdes nos Estados Unidos

Ciclovia na Avenida Seis em Manhattan, centro de Nova York (EUA). Crédito Departamento de Transportes (DOT - NY)

Gersh Kuntzman do StreetsBlog USA – O secretário do Departamento de Transportes dos EUA (DOT), Sean Duffy, ordenou que funcionários do órgão interrompam todas as ações relacionadas a subsídios discricionários do governo de John Biden destinados à construção de ciclovias e outras “infraestruturas verdes”. A intenção é avaliar possíveis remoções.

O memorando citou cinco ordens executivas emitidas pela administração Trump cujos alvos são projetos de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade da administração Biden, bem como os esforços do presidente anterior para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte do país, que Trump e Duffy caracterizaram como um chamado “Green New Deal” (Novo Acordo Verde).

Esses esforços foram peça central da estratégia do secretário anterior do DOT, Buttigieg, para implementar a Lei de Infraestrutura Bipartidária e a Lei de Investimento em Empregos e Infraestrutura, das quais ele alocou bilhões de dólares em subsídios discricionários para modos sustentáveis e equitativos. Mas agora que Duffy e Trump estão no comando, eles sinalizaram que usarão os mesmos programas para expandir vastamente o consumo de combustíveis fósseis da América.

“O foco desta revisão”, afirmou o memorando, “é identificar o escopo e as atividades do projeto que estão alocando fundos para avançar o clima, a equidade e outras prioridades contrárias às ordens executivas da Administração.”

Como início, os chefes do DOT estão sendo solicitados a realizar uma “revisão projeto por projeto” para identificar propostas que incluam referências não apenas a DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade), mas também subsídios “cujo objetivo principal é a infraestrutura para bicicletas“. Após a revisão, “equipes de projeto” conduzirão uma análise para “marcar qualquer projeto… para possível remoção” se os projetos envolverem “análise de equidade, infraestrutura verde, infraestrutura para bicicletas [e] infraestrutura para veículos elétricos e/ou carregamento de veículos elétricos”.

Essa revisão também marcaria projetos cujo propósito é “melhorar a condição para comunidades de justiça ambiental ou reduzir ativamente as emissões de gases de efeito estufa”. Enquanto projetos que já comprometeram totalmente seus fundos não estão sujeitos à ordem, projetos com fundos parcialmente comprometidos estão.

O memorando gerou uma onda de protestos no início da manhã durante a “Bike Summit” (Cúpula da Bicicleta) anual da Liga de Ciclistas Americanos esta semana em Washington, onde os participantes receberam um e-mail coletivo alertando os defensores que “a Administração ordenou uma PARADA no trabalho em todos os subsídios discricionários (RAISE, SSFA [Ruas e Estradas Seguras para Todos], etc.) que tenham as palavras ‘ciclovias’ neles. Outras frases-chave de DEIA também estão incluídas.”

O e-mail da organizadora da Cúpula Nacional da Bicicleta, Caron Whitaker, pediu aos defensores — que já estavam se espalhando pelo Capitólio como parte do “dia de lobby” anual — para “POR FAVOR, certificar-se de passar algum tempo focando nessas listas de subsídios!!”

Whitaker disse que sua interpretação do memorando é que todos os projetos relacionados exclusivamente ao transporte ativo agora estão sendo sinalizados com bandeira vermelha e qualquer coisa envolvendo transporte multimodal está sendo sinalizada com bandeira amarela. Projetos de rodovias, acrescentou ela, ainda têm sinal verde.

O especialista em política interna Yonah Freemark postou duas capturas de tela do documento em sua conta no Bluesky.

USDOT Secretary's office sent an email to DOT agencies instructing them to review competitively awarded—but not yet fully obligated—projects under Biden that include:—Green infra—Bike infra—EV infra—Project purpose to reduce greenhouse gas emissionsDOT wants to revise project scopes or cancel.

Yonah Freemark (@yonahfreemark.com) 2025-03-12T14:14:10.135Z

Após a publicação inicial desta reportagem, o congressista. Rick Larsen (D-Wash.) criticou a Administração Trump por “ignorar o Congresso e a lei ao cortar subsídios para infraestrutura de bicicletas e pedestres e carregamento de veículos elétricos”.

“Esta decisão unilateral do DOT dos EUA está paralisando quatro anos de projetos premiados e mina a parceria federal-estadual-local para entrega de infraestrutura“, disse Larsen, Membro da Classificação do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara. “É insensato abandonar projetos desenvolvidos localmente que beneficiam comunidades em todo o país, e eu insto a Administração a reverter o curso.”

A Liga de Ciclistas Americanos disse que a interrupção dos projetos de segurança “só prejudicará as comunidades”.

Sejam ciclovias para pessoas que vão ao trabalho ou rotas mais seguras para as crianças irem à escola, esses fundos federais são investimentos de bom senso na segurança de todos na comunidade”, disse o grupo em um comunicado. “Esses subsídios não são ideológicos, são baseados nas prioridades locais para ruas mais seguras.

No estado do Arkansas, isso colocará fim a quase US$176 milhões em investimentos econômicos em segurança viária. No estado do Mississippi, há US$115 milhões em jogo. As pessoas nessas comunidades querem esses projetos, e os estados se candidataram a esses subsídios para melhor servir seus cidadãos. A administração deve permitir que esses estados e comunidades façam o trabalho para tornar suas estradas e ruas mais seguras e melhores para todos.”

E o senador de Massachusetts Ed Markey emitiu uma declaração concisa no Bluesky.

Let’s be clear about the impact of this DOT memo: Pedestrians and cyclists are going to die. usa.streetsblog.org/2025/03/12/b…

Senator Ed Markey (@markey.senate.gov) 2025-03-12T18:28:32.738Z

O Departamento de Transportes dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Matéria original:

Foto da abertura: Ciclovia da Sexta Avenida em Nova York – (crédito DOT NY)


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.