Bloco do Pedal é o único do pós-carnaval oficial de SP que é inclusivo, acessível e gera a própria energia a pedaladas

O Bloco do Pedal se apresenta no sábado 21/2, a partir das 14 horas, na Vila Mariana, e é única atração do Calendário Oficial do Pós-Carnaval da Cidade de São Paulo a usar a própria força dos foliões e folionas para gerar a eletricidade usada pelos alto-falantes, instrumentos e iluminação. Para que os equipamentos funcionem sem interrupções, e sem depender da rede elétrica, os participantes são estimulados a pedalar as bicicletas estacionárias desenvolvidas especialmente para esse fim. 

“Se pararem de pedalar, tudo desliga, pois não usamos qualquer tipo de bateria ou conexão à rede de energia pública”, diz o engenheiro eletricista, José Carlos Armelin, co-fundador do bloco e idealizador do sistema elétrico utilizado pelo bloco.

Reginaldo 16 Toneladas, tocando trompete, é atração do Bloco do Pedal

Durante as quatro horas de festa, estão programadas três atrações que não vão deixar ninguém parado. A principal, é o grupo liderado pelo músico Reginaldo 16 Toneladas (vocalista e trompetista do Funk como Le Gusta e Clube do Balanço), que vai tocar um Carnablack Music da melhor qualidade, com muito Tim Maia para dançar. 

O DJ será André Sá, residente do Hotel Tivoli com passagens pelos hotéis Tangará e JW Marriot e, para finalizar, uma parte da bateria da Escola de Samba Primeira da Aclimação vai dar sua empolgante contribuição para a festa.

Acessibilidade e inclusão garantidas

Além de alertar para o uso consciente da energia e estimular a atividade física dos participantes, o Bloco do Pedal promove a acessibilidade e a inclusão social. As atividades têm intérpretes em Libras, bicicletas para crianças e uma bike manual desenvolvida para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também possam dar a sua contribuição. 

Cantora Filó Silva (esq.) e Bateria da Primeira de Aclimação ao fundo.

“O Bloco do Pedal promove uma festa acolhedora e tranquila, sem aglomerações e violência. Convidamos as famílias com idosos e crianças, pessoas com necessidades especiais e PCDs para se juntarem à nós. Todos e todas recebem atenção especial e a diversão é garantida”, ressalta a cantora, Filó Silva, produtora cultural e co-fundadora do bloco.

Outra atração exclusiva do Bloco do Pedal é o Chuveirinho da Greta, um pulverizador de água que refresca o ambiente, também acionado pela força humana. O equipamento é ilustrado com a foto da ativista sueca e instalado a dois metros de altura. 

Projeto do Pedal Sustentável é alinhado aos ODS

Junto com a Banda CO2 Zero e o Bikerama, o Bloco do Pedal é uma atividade do Pedal Sustentável, empresa com a missão de educar para o uso eficiente das fontes de energia existentes, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU. Desde 2013, trabalha para melhorar a eficiência energética, promover mudanças comportamentais e conscientizar a sociedade para o consumo. Em 2025, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo do Programa Bicicleta Brasil e está alinhado a quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de números 3 (Saúde e Bem Estar), 7 (Energia Acessível e Limpa), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Serviço: Bloco do Pedal 

  • Sábado, 21/02/2026, das 14 às 18 horas. 
  • Rua Guimarães Passos, 36 – a 600 metros da Estação Ana Rosa do Metrô. 
  • Livre e Grátis


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.