Gersh Kuntzman do StreetsBlog USA – O secretário do Departamento de Transportes dos EUA (DOT), Sean Duffy, ordenou que funcionários do órgão interrompam todas as ações relacionadas a subsídios discricionários do governo de John Biden destinados à construção de ciclovias e outras “infraestruturas verdes”. A intenção é avaliar possíveis remoções.
O memorando citou cinco ordens executivas emitidas pela administração Trump cujos alvos são projetos de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade da administração Biden, bem como os esforços do presidente anterior para reduzir a pegada de carbono do sistema de transporte do país, que Trump e Duffy caracterizaram como um chamado “Green New Deal” (Novo Acordo Verde).
Esses esforços foram peça central da estratégia do secretário anterior do DOT, Buttigieg, para implementar a Lei de Infraestrutura Bipartidária e a Lei de Investimento em Empregos e Infraestrutura, das quais ele alocou bilhões de dólares em subsídios discricionários para modos sustentáveis e equitativos. Mas agora que Duffy e Trump estão no comando, eles sinalizaram que usarão os mesmos programas para expandir vastamente o consumo de combustíveis fósseis da América.
“O foco desta revisão”, afirmou o memorando, “é identificar o escopo e as atividades do projeto que estão alocando fundos para avançar o clima, a equidade e outras prioridades contrárias às ordens executivas da Administração.”
Como início, os chefes do DOT estão sendo solicitados a realizar uma “revisão projeto por projeto” para identificar propostas que incluam referências não apenas a DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade), mas também subsídios “cujo objetivo principal é a infraestrutura para bicicletas“. Após a revisão, “equipes de projeto” conduzirão uma análise para “marcar qualquer projeto… para possível remoção” se os projetos envolverem “análise de equidade, infraestrutura verde, infraestrutura para bicicletas [e] infraestrutura para veículos elétricos e/ou carregamento de veículos elétricos”.
Essa revisão também marcaria projetos cujo propósito é “melhorar a condição para comunidades de justiça ambiental ou reduzir ativamente as emissões de gases de efeito estufa”. Enquanto projetos que já comprometeram totalmente seus fundos não estão sujeitos à ordem, projetos com fundos parcialmente comprometidos estão.
O memorando gerou uma onda de protestos no início da manhã durante a “Bike Summit” (Cúpula da Bicicleta) anual da Liga de Ciclistas Americanos esta semana em Washington, onde os participantes receberam um e-mail coletivo alertando os defensores que “a Administração ordenou uma PARADA no trabalho em todos os subsídios discricionários (RAISE, SSFA [Ruas e Estradas Seguras para Todos], etc.) que tenham as palavras ‘ciclovias’ neles. Outras frases-chave de DEIA também estão incluídas.”
O e-mail da organizadora da Cúpula Nacional da Bicicleta, Caron Whitaker, pediu aos defensores — que já estavam se espalhando pelo Capitólio como parte do “dia de lobby” anual — para “POR FAVOR, certificar-se de passar algum tempo focando nessas listas de subsídios!!”
Whitaker disse que sua interpretação do memorando é que todos os projetos relacionados exclusivamente ao transporte ativo agora estão sendo sinalizados com bandeira vermelha e qualquer coisa envolvendo transporte multimodal está sendo sinalizada com bandeira amarela. Projetos de rodovias, acrescentou ela, ainda têm sinal verde.
O especialista em política interna Yonah Freemark postou duas capturas de tela do documento em sua conta no Bluesky.
Após a publicação inicial desta reportagem, o congressista. Rick Larsen (D-Wash.) criticou a Administração Trump por “ignorar o Congresso e a lei ao cortar subsídios para infraestrutura de bicicletas e pedestres e carregamento de veículos elétricos”.
“Esta decisão unilateral do DOT dos EUA está paralisando quatro anos de projetos premiados e mina a parceria federal-estadual-local para entrega de infraestrutura“, disse Larsen, Membro da Classificação do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara. “É insensato abandonar projetos desenvolvidos localmente que beneficiam comunidades em todo o país, e eu insto a Administração a reverter o curso.”
A Liga de Ciclistas Americanos disse que a interrupção dos projetos de segurança “só prejudicará as comunidades”.
“Sejam ciclovias para pessoas que vão ao trabalho ou rotas mais seguras para as crianças irem à escola, esses fundos federais são investimentos de bom senso na segurança de todos na comunidade”, disse o grupo em um comunicado. “Esses subsídios não são ideológicos, são baseados nas prioridades locais para ruas mais seguras.
No estado do Arkansas, isso colocará fim a quase US$176 milhões em investimentos econômicos em segurança viária. No estado do Mississippi, há US$115 milhões em jogo. As pessoas nessas comunidades querem esses projetos, e os estados se candidataram a esses subsídios para melhor servir seus cidadãos. A administração deve permitir que esses estados e comunidades façam o trabalho para tornar suas estradas e ruas mais seguras e melhores para todos.”
E o senador de Massachusetts Ed Markey emitiu uma declaração concisa no Bluesky.
O Departamento de Transportes dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Matéria original:
Foto da abertura: Ciclovia da Sexta Avenida em Nova York – (crédito DOT NY)
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