Sudestinos são maioria nas inscrições do Prêmio Bicicleta Brasil, informa o Ministério das Cidades

O primeiro Prêmio Bicicleta Brasil recebeu 74 inscrições, informou a Secretaria Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades. A maioria é de iniciativas de organizações da sociedade civil, que podem receber prêmios de 50 mil reais para para primeiro lugar, 20 mil para o segundo e de 5 mil para o terceiro, em meio à quatro de seis categorias.

A Região Sudeste enviou 30 inscrições, seguida do Nordeste (16), Centro-Oeste (12) e das regiões Norte e Sul – ambas com oito. No ranking de estados, o líder é o Rio de Janeiro, com 16 iniciativas. São Paulo, com 12, e Pernambuco, com dez. O Distrito Federal apresentou nove propostas.

A boa adesão nas inscrições é resultado de um trabalho minucioso da equipe do secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dênis Andia. A Semob do Ministério das Cidades se tornou um aliado do grupo de ONGs e Associações que trabalham para aplicar no país as diretrizes e instrumentos propostas pela sociedade civil na Estratégia Nacional da Bicicleta.

Com esse apoio, é possível sonhar com uma inclusão do uso da bicicleta no Plano Clima como ferramenta de mitigação da emissões de gases que provocam o efeito estufa. Numa consulta pública relativa ao tema, a proposta criada por Guilherme Tampieri, de Belo Horizonte (MG), de fomentar uso de bicicletas nas cidades, em especial nas médias e grandes, recebeu 278 votos na plataforma Brasil Participativo.

O Prêmio Bicicleta Brasil é dividido em seis categorias: incentivo ao uso da bicicleta pelo poder público, setor privado e instituições de ensino; fomento à cultura da bicicleta; projetos, planos, programa e urbanização; mobilização e incidência política; segurança viária e sistemas de informação e redes.

Foto da abertura: Oficina de manutenção de bicicletas promovida pelo Aromeiazero no Galpão ZL em São Paulo-SP, 22/11/2019 – Crédito Rogério Viduedo


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.