Uma notícia positiva no Dia Mundial da Bicicleta veio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A estatal do Governo do Estado de São Paulo revelou ter transportado 783.286 passageiros com bicicleta em 2023. É bom ter transparência, ainda o número represente só 0,2% do total de 319,5 milhões de pessoas que os trens levaram durante o ano.
Informaram ainda que guardam mensalmente 65.300 bicicletas nos 20 bicicletários que dispõem de 6 mil vagas gratuitas para uso público. E há um plano de expansão, com dois bicicletarios novos sendo construídos e outros dois ainda em fase burocrática.
“Estão em andamento obras para a implantação de bicicletários nas estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, da Linha 12-Safira. Na Estação Guaianases, o bicicletário está em fase de preparação de edital para a contratação das obras. Além disso, o projeto de reconstrução da Estação Itaquaquecetuba também inclui um espaço para bicicletas”.
Ainda que a notícia seja boa, em algumas estações como a do Jardim Helena-Vila Mara (foto), na Zona Leste da Capital, usuários seguem tendo que madrugar para encontrar uma vaga no bicicletário, ou deixar amarrada do lado de fora. O assunto já foi abordado em reportagem da TV Globo e segue sem solução.

Saiba mais sobre as regras para uso dos bicicletários aqui: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas-CPTM/Pages/Bicicletario.aspx
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
